PT e aliados definem como será dividida a equipe de transição; veja nomes

SÃO PAULO –  – Em uma reunião virtual realizada na noite de quarta-feira (2), o PT e outros integrantes da coligação que venceu com Lula a eleição presidencial definiu o formato para a equipe de transição do governo Bolsonaro para o terceiro mandato do petista.

Gleisi Hoffmann, presidente do partido, e outros líderes de legendas aliadas definiram a divisão para os 50 nomes a que o futuro governo Lula tem direito para o grupo.

Serão 12 nomes políticos e 38 técnicos para a equipe de transição. A ideia é que cada um dos políticos coordene um grupo temático e os técnicos ficam vinculados a essas áreas.

Alguns nomes foram escolhidos pelos partidos e estão quase certos como integrantes da equipe. São eles:

  • José Luiz Penna (PV)
  • Jefferson Coriteac (Solidariedade)
  • Daniel Tourinho (Agir)
  • Wolney Queiroz (PDT)
  • Felipe Espírito Santo (Pros)

O deputado Wolney Queiroz, o escolhido para representar o PDT, que disse ter recebido a missão de integrar o Gabinete de Transição diretamente do presidente do partido, Carlos Lupi.

“Ele disse que havia indicado meu nome para fazer parte da equipe de transição do governo e que deveria aguardar um sinal do PT. Estou aguardando e pronto para o trabalho”, afirmou.

Nesta semana, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) assumiu a coordenação da equipe. Ele será o responsável por dialogar com o ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL), Ciro Nogueira (PP).

Alckmin é filiado ao PSB, mas por ser o coordenador da transição não entrará na cota do PSB para a equipe. No feriado de quarta-feira (2), antes de embarcar para Brasília, Alckmin se reuniu com a cúpula do seu partido, PSB e a tendência é que Carlos Siqueira, presidente da sigla, seja o representante.

Segundo fontes, Siqueira não é o único cotado. Outros nomes do PSB também podem ocupar vagas nas coordenações temáticas, como Márcio França e Rodrigo Rollemberg, ambos sem mandato para 2023 – Márcio França foi candidato ao Senado por São Paulo e Rollemberg saiu para a uma vaga na Câmara pelo DF, mas nenhum dos dois foi eleito.

Marcelo Freixo (PSB), candidato derrotado ao governo do Rio de Janeiro, é outro a atuar na transição. Ele se reunirá com alguns setores da sociedade civil para coletar sugestões para o Gabinete de Transição, sobretudo nas áreas de Segurança Pública e Educação.

Outro nome ainda a ser confirmado é o de Wesley Diógenes, porta voz da Rede e cotado para representar a sigla. A definição ainda depende de acordo, mas a tendência é de um encaminhamento positivo.

Com informações do G1

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x