VÍDEO: : Influenciadoras dão banana e macaco pra crianças negras e podem ser presas

RIO DE JANEIRO – As influenciadoras Kérollen e Nancy cometeram racismo ao “presentearem” duas crianças negras com uma banana e um macaco de pelúcia. O vídeo foi retirado das redes sociais da dupla de mãe e filha, mas resgatado pela advogada Fayda Belo, que apontou o caso como discriminação e ridicularização de menores.

vídeo com tom irônico é marca registrada da dupla de influencers. A primeira criança chega a mencionar que não gostou do “presente” e se mostra constrangida com a situação. Porém, essa não é a primeira vez que Kérollen e Nancy foram racistas: em 2021, elas foram acusadas de racismo ao humilhar um motorista de Uber num vídeo de trollagens. A mídia foi retirada do ar.

Kérollen e Nancy acumulam mais de 16 milhões de seguidores nas plataformas Youtube, Instagram e TikTok. Com milhões de visualizações, o conteúdo que elas produzem giram em torno de situações sensacionalistas que, muitas vezes, expõe as pessoas ao ridículo. É o caso das abordagens que elas realizaram com uma pessoa em situação de rua, onde utilizam de sua vulnerabilidade e marginalização social para “engajar” e receber visualizações, a fim de proporcionar um conteúdo humorístico à lá Leo Lins. Confira o vídeo clicando aqui.

Essa falsa solidarização midiática abre espaço para deslegitimar a gravidade de pautas sérias que afetam e ceifam a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, tais como o racismo, a homofobia, a misoginia e a desigualdade social.

14,53% das 17 categorias de denúncias da Central de Denúncias de Crimes Cibernéticos são referentes a cyberbullying, ofensas, discurso de ódio e conteúdos violentos, de acordo com dados de 2022. Além disso, as redes sociais como Twitter, TikTok Youtube, já foram denunciadas pelos usuários por sugerirem conteúdos racistas. Muitos desses conteúdos permanecem nas plataformas e não são devidamente punidos. 

Entenda um pouco mais sobre “Algoritmos Racistas” no vídeo abaixo:

Loading video

Ação no MP

A advogada Fayda Belo chama as duas de “desinfluenciadoras” e alerta que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê como inviolável a integridade moral do menor. Fayda cobra do Ministério Público do Rio de Janeiro pela responsabilização do ato de racismo das influencers. A ação pode ensejar a prisão da dupla.

O nome disso é racismo recreativo. Utilizar da discriminação contra pessoas negras com o intuito de diversão, descontração e recreação agora é crime. E você pode receber uma pena de até quase 8 anos de cadeia, que é o que eu espero que aconteça”, diz a advogada

Para realizar a denúncia contra o conteúdo criminoso de Kérollen e Nancy, basta acessar o link e preencher os dados: https://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria/formulario

BNC Brasil
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x