Vereador Honorato Fernandes questiona caminhos tomados pela gestão da Prefeitura

GRANDE ILHA – O vereador Honorato Fernandes (PT), utilizando a tribuna durante a sessão plenária de hoje (25), questionou os caminhos tomados pela gestão do Executivo Municipal em diversas áreas, como educação, saúde, mobilidade e infraestrutura.

Ao tratar da educação, o parlamentar frisou a confusão gerada pela dificuldade enfrentada por inúmeros pais na realização das matrículas online dos alunos da rede municipal de ensino. “Na área da educação o que temos visto é a ausência de condições mínimas que garantam o acesso das nossas crianças a este direito essencial, cujo dever de ofertá-lo é prerrogativa do poder Executivo Municipal”, destacou o vereador.

No que tange a rede de saúde municipal, Honorato reconheceu que as deficiências do setor são históricas, no entanto, cobrou o comprometimento da atual gestão, destacando algumas carências do setor.

“Na saúde, a deficiência do setor é histórica sim, mas quem ocupa a cadeira atualmente não pode se furtar das responsabilidades inerentes ao cargo. Dessa forma, como nós podemos conceber que São Luís, a capital do estado do Maranhão, não tenha uma maternidade municipal e que pra se fazer uma ressonância, e receber o resultado, o paciente precise esperar por volta de noventa dias?”, questionou o parlamentar, pontuando ainda que a gravidade dos problemas da rede de saúde municipal só não é maior devido o aporte que vem sendo dado pelo Governo do Estado a vários municípios.

“O que tem ocorrido é que o Governo do Estado do Maranhão tem extrapolado suas competências para dar um amparo ao Município, prova disso é a Casa de Ninar e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Estado”, disse.

A ausência de políticas públicas voltadas para a zona rural, bem como a ocupação e o crescimento desordenado da região foi outro ponto destacado na fala do parlamentar.

“Na zona rural os desafios são ainda maiores. Lá a população sofre com a falta de iluminação, segurança, de infraestrutura, de drenagem, de políticas de incentivo à agricultura familiar, atividade que deveria ser a principal da maioria das famílias da região. E a ausência de políticas públicas para esta região é que tem levado a ocupação desordenada desse espaço e ao mesmo tempo, levado fsmilias para a periferia da área urbana de São Luis” explicou o vereador, que finalizou o pronunciamento, destacando novamente frequente ausência da Prefeitura nas discussões provocadas pela Câmara.

“Diante desse cenário calamitoso, como entender a frequente ausência da Prefeitura nas audiências e painéis propostos por esta Casa, a exemplo do painel sobre o Plano Diretor, que discutiu justamente a necessidade da revisão da lei para garantir crescimento e desenvolvimento sustentável da cidade? No entanto, nenhum representante da Prefeitura se fez presente no painel, nem nele, nem na audiência sobre mobilidade urbana, realizada dias depois”, finalizou.

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x