UFMA parabeniza a Fundação Sousândrade pelo seu aniversário de 38 anos

GRANDE ILHA – Para atender às demandas da UFMA com a agilidade necessária ao atendimento das solicitações das comunidades acadêmica e universitária em ensino, pesquisa e extensão, há 38 anos, exatamente no dia 2 de junho de 1982, foi criada oficialmente a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), por um grupo de cem instituidores coordenados pelo então reitor da UFMA, José Maria  Cabral Marques. Nesta data comemorativa, a comunidade acadêmica e o reitor Natalino Salgado parabenizam a instituição pelos seus serviços e pelas diversas e essenciais colaborações institucionais.

“A Fundação Sousândrade tem sido, ao longo de quase quatro décadas, uma organização fundamental para o desenvolvimento da UFMA na captação de novos recursos, no repasse de recursos financeiros ou no apoio a ações políticas e de suporte operacional. A Universidade reconhece na parceria com a FSADU um importante instrumento para a promoção de diversas ações institucionais que podem trazer benefícios para o ensino, a pesquisa e a extensão e contribuir para a melhoria das práticas acadêmicas e administrativas”, disse o reitor.

Criada como uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Sousândrade — homônima ao escritor e poeta maranhense natural da cidade de Guimarães, do século XIX — atende também às demandas de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico nas diversas áreas do conhecimento da Universidade Federal do Maranhão, apoiando programas, ações, projetos e atividades nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, desporto, ciência, tecnologia, meio ambiente, comunicação social, administração e turismo, além de programas de capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo da UFMA.

Também executa, mediante convênios, contratos e acordos com instituições públicas ou privadas, inclusive internacionais, atividades em todos os campos que venham a contribuir para o desenvolvimento científico, técnico e cultural da economia maranhense; e incrementa recursos financeiros da UFMA para o fortalecimento de suas atividades fim e meio, a exemplo do suporte fundamental à Rádio Universidade FM 106,9. A instituição, inclusive, presta à comunidade serviços de natureza cultural, técnica, científica e administrativa; e remunera serviços técnicos voltados à realização de concursos públicos, processos seletivos, capacitação profissional, formação continuada, estudos de reestruturação operacional-administrativa, entre outros objetivos e ações da Fundação previstos em seu estatuto.

A FSADU tem investido na ampliação, diversificação do seu espaço físico e na qualificação dos seus recursos humanos. A implementação de modernas tecnologias tem sido uma constante, ferramentas que assumiram o protagonismo da instituição em tempos de pandemia da Covid-19, com ações recentes on-line promovidas pela Fundação, como o curso de “Práticas pedagógicas instituintes para a qualidade da educação municipal, para professores e gestores municipais de Tutóia (MA)”; a realização de uma videoconferência exclusiva aos seus funcionários com o destacado psiquiatra e egresso de Medicina da UFMA, Ruy Palhano, que abordou o tema de tema “Aspectos emocionais e sociais na pandemia”; e o abraço virtual a todos os empregados, parceiros e clientes da instituição no Dia do Abraço, em 22 de maio.

“Neste momento em que atravessamos a pandemia da Covid-19, a Fundação Sousândrade não parou seus trabalhos. Pelo contrário, temos aprimorado nosso atendimento e nossas plataformas em ensino a distância. Nós aproveitamos para melhorar a EaD nos cursos de especialização com instituições parceiras da UFMA e nos programas de formação a distância, em que atualmente realizamos com gestores e profissionais de Tutoia e de Bernardo do Mearim. Todos os nossos projetos foram continuados e até mesmo outros foram iniciados nesta época de isolamento social”, destacou a diretora-presidente da Fundação Sousândrade, Evangelina Noronha.

Sobre a celebração dos 38 anos da Fundação, a diretora-presidente reiterou a relevância da FSADU para o desenvolvimento de várias iniciativas de destaque para a sociedade maranhense. “A Fundação Sousândrade foi criada em 1982, na mesma época que foi fundada a Rádio Universidade, tornando-se de fundamental importância para a consolidação dela. Somos uma fundação que apoia a sociedade em vários seguimentos dela. E, nesta celebração de 38 anos, queria agradecer especialmente à minha equipe, que nesta pandemia tem dado prosseguimento aos projetos e serviços que estão sendo desenvolvidos, até mesmo lidando com o dobro de trabalho que tem surgido neste período”, enfatizou.

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x