INFORMATIZAÇÃO: Sistema garante automação dos processos administrativos do HU-UFMA

GRANDE ILHA – O Hospital Universitário da UFMA – HU-UFMA – será o primeiro da Rede Ebserh a ter 100% dos processos administrativos automatizados. A largada para consolidar esse trabalho foi dada nesta segunda-feira, 9, com o início do workshop para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!). Trata-se de um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), cedido gratuitamente à administração pública, e já implantado na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em Brasília.

O SEI! é um conjunto padrão de tipos de processos e tipo de documentos que são mais comuns para os órgãos e entidades públicas.  Com o workshop, a Ebserh objetiva fazer a parametrização do sistema, ou seja, o trabalho de adaptação dos processos e documentos para a realidade do órgão que está sendo instalado, no caso, dos Hospitais Universitários Federais.

O HU-UFMA foi escolhido para a implantação por ter sido o que apresentou as melhores condições para receber esse sistema entre todos os hospitais universitários da Rede. Após a implantação no Maranhão, ocorrerá a implantação nos Hospitais Universitários das Universidades Federais de São Carlos (SP), do Rio Grande do Norte e do Piauí.

Segundo a superintendente Joyce Santos Lages, os ganhos para o hospital serão significativos. “A tramitação eletrônica dos processos vai garantir redução de gastos com papel e impressão, trabalho de forma colaborativa, padronização de documentos por meios de modelos, aumento da transparência dos processos e maior eficiência na gestão documental”.

As melhorias não param por aí, como explica o coordenador interino de gestão de processos da diretoria da vice-presidência executiva da Ebserh, Pedro Ferreira. “Com o SEI! a gente consegue gerar um conjunto de dados estatísticos que ajudam a governança na tomada de decisões acerca de quais processos precisam ser melhorados, qual a área do hospital que tá demandando mais tempo em determinado processo administrativo, entre outros benefícios que temos observado na sede”, ressalta.

O workshop para a implantação do sistema acontece na Unidade Presidente Dutra do HU-UFMA até o dia 12, quinta-feira. A consultoria é prestada pelos consultores em gestão de processos João Antonio Rondina e Bárbara Feitosa.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x