SÃO LUIS: São recolhidos diariamente 77 toneladas de lixo domiciliar na área Itaqui-Bacanga

GRANDE ILHA – A Prefeitura de São Luís realiza a coleta regular de resíduos sólidos e promove a limpeza de espaços públicos da cidade, como praças, ruas e avenidas. São ações que deixam a cidade mais limpa, previnem doenças e contribuem para o escoamento adequado das águas das chuvas, evitando assim alagamentos. Esse é um trabalho permanente, mas em alguns bairros, por causa da maior demanda, é feito com um esforço operacional extra por parte das equipes de limpeza urbana. É o caso da região Itaqui-Bacanga onde a Prefeitura recolhe, em média, 77 toneladas diárias de resíduos sólidos.

Mensalmente, em média, duas mil toneladas de resíduos são coletadas somente por meio da coleta domiciliar apenas nos bairros do Itaqui-Bacanga. “A região Itaqui-Bacanga tem um dos maiores contingentes populacionais de São Luís, por isso, é também uma área que gera grande quantidade de resíduos sólidos, o que demanda maior esforço operacional”, informa a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

Além da coleta domiciliar, são feitas ações de limpeza como capina, varrição e remoções mecanizadas. Ao longo da Avenida dos Portugueses é feita a remoção de resíduos sólidos pelo menos três vezes por semana. Por causa deste trabalho diversos pontos de descarte irregular já foram controlados na área. “O Comitê já está trabalhando na busca de um espaço para a construção de um Ecoponto na região Itaqui-Bacanga. Ele está no nosso planejamento para 2018”, destacou Carolina Estrela.

COLETA REGULAR

A coleta domiciliar na região Itaqui-Bacanga é realizada de forma regular. Um exemplo do esforço operacional extra feito pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana para a região é a programação do bairro Anjo da Guarda. A coleta no local é feita de duas formas. Ao longo da Avenida dos Portugueses, a coleta é feita todos os dias sempre no período diurno. Já dentro do bairro Anjo da Guarda a coleta ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras sempre no período diurno.

Nas localidades onde o caminhão de coleta não consegue entrar por serem ruas de difícil acesso, como é o caso da Travessa da Rua 7, no bairro Jambeiro, a coleta é feita de forma alternativa por meio de agentes de limpeza urbana que entram na via e fazem o recolhimento porta a porta.
No Jambeiro a coleta domiciliar acontece toda terça, quinta-feira e sábado no período diurno e segue regular, segundo o Monitoramento de Limpeza Urbana do Comitê Gestor.

CONSCIENTIZAÇÃO

Em localidades da região Itaqui-Bacanga em que o descarte irregular de resíduos sólidos ocorre de forma mais intensa, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana coloca placas no local, informando à população que não deve fazer o descarte de resíduos naquela área e os riscos à saúde pública decorrentes desta prática. “Esta é também uma forma de conscientização. Sabemos que a demanda é grande e nós trabalhamos para supri-la, mas quando se fala de limpeza urbana a participação da população é fundamental”, afirmou Carolina Estrela.

Por isso, é que o órgão também sempre pede o apoio da população para combater o descarte irregular de resíduos e pede que os dias e horários de coleta nos bairros sejam respeitados pelos moradores. “Se o caminhão de coleta passa às segundas, quartas e sextas-feiras, não faz sentido, exceto em excepcionalidades, o morador colocar seu saco de lixo na porta em outro dia da semana, sob o risco de um animal espalhar esses resíduos”, explicou Carolina Estrela.

PLANO DE COLETA DOS BAIRROS DA ÁREA ITAQUI-BACANGA
– Segunda-feira/Quarta-feira/Sexta-feira
Vila São Luís
Vila Nova
Vila Ariri
Vila Mauro Fecury I
Vila Mauro Fecury II
Fumacê
Gancharia
São Raimundo
Alto da Esperança
Anjo da Guarda
Vila Isabel
Vila Dom Luís
Vila Bacanga
– Terça-feira/Quinta-feira/Sábado
Jambeiro
Sá Viana
Vila São João da Boa Vista
Cidade Nova
Gapara
Vila Embratel
Poeirão
Pereira
Vila Maranhão

ATENÇÃO
A coleta domiciliar em todos os bairros da área Itaqui-Bacanga é feita no período diurno. Já nas avenidas Moçambique, no Anjo da Guarda; dos Portugueses; e do Contorno da UFMA a coleta é feita diariamente.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x