Residentes buscam crescimento profissional no HU-UFMA

GRANDE ILHA – O caminho para a qualificação profissional pode ser trilhado de várias maneiras, e um grupo formado por 154 pessoas sentiu uma emoção diferente como reflexo de suas próprias escolhas. São os novos residentes que elegeram o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), filiado à rede Ebserh, como a instituição que ao longo dos próximos anos será para eles um campo de especialização.

A solenidade de acolhimento a esses novos residentes que passam a integrar as residências ofertadas pela instituição foi realizada nessa quinta-feira, 1º, no auditório central da UFMA, com as presenças da reitora Nair Portela e da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages. Do total, 88 são da Residência Médica, divididos em 24 especialidades, 64 da Residência Multiprofissional em Saúde e 2 da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. 

Emocionada e radiante pela conquista, a enfermeira Jaqueline Gomes descreveu o que estava sentindo. “Hoje, o meu sentimento é de gratidão. Todos nós que estamos aqui, sabemos que não foi fácil, mas perseveramos e conseguimos a vitória. Chego com a expectativa do intenso aprendizado, da importante vivência prática, o que me possibilitará mais experiência e segurança”.

O médico Diego Silva destacou que já tem uma história especial com o hospital e por isso a felicidade é ainda maior por continuar a sua formação, onde também deu os primeiros passos. “Entrei na UFMA em 2007 e desde então fiquei muito próximo do hospital e da especialidade que eu queria seguir, que é a cirurgia cardíaca. Voltar agora para realizar a residência é muito gratificante. Conheço de perto a excelência do hospital, portanto, sei que aqui vou conseguir ter um crescimento profissional”.

A reitora Nair Portela expressou alegria por esse momento e destacou o esforço que toda a equipe do hospital realiza para que cada vez mais profissionais sejam qualificados e humanizados. “É um dia de comemoração para todos os envolvidos, desde o residente, seus familiares e toda a equipe do hospital. É uma conquista coletiva. Todos são importantes e não é à toa que o hospital é referência no país. É o resultado de todo esse esforço”.

A superintendente Joyce Santos Lages parabenizou os aprovados e agradeceu pela confiança na escolha do HU-UFMA como campo de aprendizagem. “Hoje, vocês estão iniciando uma caminhada em uma nova fase na formação profissional e nos engradece saber que vamos fazer parte disso. Serão acompanhados por um excelente corpo clínico. Aproveitem cada momento, busquem o conhecimento sempre, vocês estão dentro de um hospital universitário, mas jamais esqueçam que o cuidar vai além da técnica”.   

Como convidada especial, a professora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Marilda Siriani de Oliveira, ministrou a aula magna “Desafios das Residências em Saúde no Contexto do SUS”.

Encerrando com chave de ouro a solenidade teve uma apresentação musical com a participação da residente de nutrição Yalla Santiago e o músico Marco Aurélio.  

Na cerimônia estavam presentes também a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita Carvalhal Corrêa; a chefe do setor de Ensino do HU-UFMA, Maria do Carmo Lacerda; a coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU-UFMA, Ana Maria Régis Vasconcelos; o coordenador da Comissão de Residência Médica do HU-UFMA, José Pereira Guará e o coordenador da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do HU-UFMA, Eider Guimarães Bastos, além dos demais coordenadores, preceptores, profissionais e também familiares dos residentes.

Nos próximos dias, a programação se estenderá diferentemente de acordo com a área de atuação. Por meio de palestras e oficinas, que serão fundamentais para que os novos residentes conheçam os Programas do hospital, receberão informações sobre como funcionam para que possam exercê-los de forma positiva ao longo dos próximos anos.

O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. A formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino e pesquisa. Isso nos torna especial e aumenta em muito a responsabilidade para com a sociedade, por se tratar de um hospital de ensino que precisa atuar de maneira firme na formação de profissionais competentes, qualificados, responsáveis e comprometidos com uma sociedade justa e igualitária.

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x