Profissionais da área da saúde concluem Residência no HU-UFMA

GRANDE ILHA – Com o pequeno Nikolas Ryan no colo, a terapeuta ocupacional Patrícia dos Santos Mendes, 27, fez questão de prestigiar a solenidade de conclusão da Residência do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) na manhã desta terça-feira, 27. “Queria ver os amigos”, disse. Amamentando o filho de cinco meses, ela não pôde concluir a Residência com os demais colegas por conta da licença maternidade. “É difícil a jornada, são doze horas por dia, de manhã na UTI e de tarde na enfermaria”, descreveu.

A mãe do Nikolas vai concluir a Residência somente no próximo semestre, mas outros 139 profissionais superaram a árdua rotina no hospital e comemoraram o fim de uma etapa importante de suas vidas profissionais. E o começo de um novo ciclo: o de especialistas na profissão que escolheram, após passarem por um período de estudos e atividades práticas no HU-UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O HU-UFMA entregou à sociedade mais 139 profissionais especialistas formados nas Residências Médica, Multiprofissional e Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial. Desses, 77 são médicos especializados em 20 diferentes áreas, como: coloproctologia, endocrinologia, pediatria, entre outras. Mais 60 profissionais das categorias de educação física, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia, serviço social, enfermagem, psicologia e nutrição, especializados em sete áreas de concentração; e dois especialistas em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, estes últimos pioneiros na especialidade a passar por formação no hospital.

Hoje, o Hospital se configura como o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. A formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino, pesquisa e extensão. Com o intuito de desenvolver a compreensão crítica do processo saúde-doença para, a partir desta reflexão, poder intervir, reconhecendo que seu objeto de estudo e intervenção é a atenção centrada no indivíduo.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Rita Carvalhal, destacou que essa é a primeira vez que o encerramento das três Residências é feito em conjunto e realçou a qualidade da formação. “Apesar das dificuldades, ainda se consegue oferecer o melhor na área do ensino”.

A superintendente Joyce Santos Lages destacou a grande responsabilidade de todos em mudar a atual realidade brasileira. “Vivemos em um país de muitas desigualdades, que nos últimos anos vem enfrentando uma crise moral. Muitos de nós criticamos e nada fazemos, esse é o momento de ajudarmos a construir um mundo mais justo, alicerçado na ética. Vocês são a mudança e agora poderão levar um atendimento digno aos que mais precisam”. 

O farmacêutico Ícaro Matheus Moreira Lima, representando os concludentes da Residência Multiprofissional, fez um discurso bem-humorado em que narrou as aventuras para chegar ao fim da temporada. Afirmou que todos sairão da instituição mais do que simples profissionais. “Sairemos muito mais humanos”, teorizou.

A solenidade contou ainda com a participação do grupo Residentes Cantantes, formado por profissionais de diversas áreas, e do grupo de Teatro dos Residentes da Nefrologia.

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x