Povos tradicionais é foco de discussão de pré-conferência em Paço do Lumiar

PAÇO DO LUMIAR – A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), sob a batuta de Helica Araújo- realizou na manhã desta terça-feira (06), a 4º Pré-Conferência no segmento Povos Tradicionais, em preparação a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Paço do Lumiar. O evento ocorreu no Centro Administrativo.

O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), comanda por Suely Abreu- que fez a mobilização dos grupos prioritários. Participaram da ocasião, representantes de povos tradicionais que integram parcelas importantes da sociedade civil como: povos de terreiro, marisqueiras e trabalhadores rurais.

A titular SMDHU reforçou a importância destas discussões para avaliação e deliberação sobre inclinações futuras na política de assistência social, definindo diretrizes e rumos no aprimoramento e ampliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Nós estamos por meio destas conferências fomentando e construindo às discussões que queremos para o nosso evento de convergência, que será 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema “A Reconstrução do SUAS – O SUAS que temos e o SUAS que queremos. Essa indagação
demonstra que é preciso discutir, planejar e executar as ações de assistência de maneira plural, inclusiva, com respeito a diversidade, para que ela atinja o objetivo de ser uma política de seguridade social não contributiva, capaz de provê os mínimos sociais e garantir o atendimento às necessidades básicas do cidadão, principalmente àquelas de indivíduos ou grupos mais vulneráveis”, sintetizou Suely.

Anteriormente, a SEMDES já havia realizado, também, encontros nos segmentos de adolescentes, idosos e segmento mulheres. As próximas terão como alvo pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIA+.

Confira as datas para as próximas a serem realizadas:

PRÉ-CONFERÊNCIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: 13/06/2023 – 9h

SEMUS (Sala do Conselho Municipal de Saúde) – Av. 13, Maiobão

PRÉ-CONFERÊNCIA LGBTQIA+: 20/06/2023 – 9H

Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar (C.A), Estrada de Ribamar, s/n, Vila Nazaré

PRÉ-CONFERÊNCIA TRABALHADORES DO SUAS: 27/06/2023

Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar (C.A), Estrada de Ribamar, s/n, Vila Nazaré

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x