EM CENA: Mais de 400 curtas e longas de 22 estados e DF inscritos para o 41º Festival Guarnicê

????????????????????????????????????
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

GRANDE ILHA – Maior evento do cinema nacional no Maranhão, o Festival Guarnicê de Cinema atrai a cada edição novos olhares e maior interesse profissional de cineastas, produtores e cinéfilos de todo o país. Um resultado constatado com o aumento de mais de 50% de longas nacionais e curtas maranhenses, em relação ao ano passado, inscritos para a seleção da 41ª edição do evento, que acontecerá de 09 a 16 de junho/18, na cidade de São Luís/MA.

O Festival é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), com apoio de organizações públicas e empresariais. Neste ano foram inscritos para a seleção do Festival mais de 400 filmes, entre curtas e longas de 22 estados de todas as regiões do país e do Distrito Federal. Pela região Norte foram inscritos filmes de diretores dos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia.

Da região Nordeste, produções do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Do Sul, filmes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do Sudeste, trabalhos de cineastas dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e do Espírito Santo. Foram inscritos ainda curtas e longas de realizadores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Estados da região Centro-Oeste e ainda do Distrito Federal.

A diretora do Dac/Proexce e coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, anunciou que foram regularmente inscritos 307 curtas nacionais, 42 curtas de cineastas maranhenses, 39 longas nacionais e cinco longas maranhenses. Dezenas de outros trabalhos inscritos não concorrerão por não terem obedecidos o regulamento oficial. Agora, os filmes inscritos serão submetidos a seleção da curadoria do Festival, formada por cinco profissionais de renome nacional e maranhense do meio cinematográfico e acadêmico.

Fernanda Pinheiro destacou que “o Guarnicê é um importantíssimo festival, de grande interesse e alta valorização por parte de cineastas de todo o país. A participação dos longas nacionais e curtas maranhenses inscritos dobraram neste ano, o que demonstra que a Ufma está no caminho certo, avançando na política de incentivo a produção cinematográfica”, disse a diretora. Para saber mais acesse o site: www.cultura.ufma.br/41guarnice.

BNC Cultura

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.