Liderança quilombola, Socorro é candidata a deputada federal

GRANDE ILHA – Natural do Quilombo Estiva dos Mafras, em Mirinzal (MA), a líder quilombola Maria do Socorro do Nascimento Barbosa nasceu em 1964. Nesses 37 anos de lutas e vitórias, mesmo sem mandato, Socorro faz política de verdade. Pessoas de diferentes grupos, etnias e de toda fé estão abraçando sua candidatura à deputada federal. É o povo querendo renovação para voltar a acreditar numa sociedade com mais oportunidades e políticas públicas iguais para todos. Leia mais sobre a sua história de vida e política.

37 anos de lutas e vitórias!

Maria do Socorro do Nascimento Barbosa, (Socorro) nasceu em 1964, no Quilombo Estiva dos Mafras, Mirinzal-MA. Casada, mãe de 3 filhas e Avó de 4 netos.  Em 86, Socorro aceita sua vocação: lutar pelas minorias. Inicia sua militância em prol do movimento negro. Em 37 anos de luta, ampliou seu campo de atuação com conquistas pessoais e coletivas a favor dos negros quilombolas, trabalhadores do campo, movimento sindical e equidade de gênero.

Membro fundadora da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão – ACONERUQ. Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombola – CONAQ. Em 92, chega ao PSB, partido que está até hoje, prova da sua fidelidade e convicção política.

Foi Secretaria Geral da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão – FETAEMA de 2004 a 2008. Em 2009 foi eleita Secretária de Meio Ambiente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB. Em 2015, assume a Coordenação de Povos e Comunidades Tradicionais na Secretaria Estadual de Igualdade Racial – SEIR.

Socorro vem, mesmo sem mandato, fazendo política de verdade. Pessoas de diferentes grupos, etnias e de toda fé estão abraçando sua candidatura. É o povo querendo renovação para voltar a acreditar numa sociedade com mais oportunidades e politicas públicas iguais para todos.

BNC Geral

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Marinildes Pereira Martis

Pra mudar, deixa ela entrar!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x