HU-UFMA recebe homenagem por serviços prestados à assistência oncológica

GRANDE ILHA – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, foi homenageado com placa comemorativa e certificados, em solenidade realizada pela Câmara Municipal de São Luís. A homenagem foi proposta pelo vereador Gutemberg Araújo, em reconhecimento aos profissionais que zelam e se dedicam ao aprimoramento da assistência oncológica maranhense.  Ao todo, foram agraciados com certificados 25 profissionais da saúde e com placa 4 representantes das instituições envolvidas.

Pelo Hospital Universitário foram contemplados a superintendente Joyce Lages; o ex-reitor e ex-diretor do HU-UFMA, Natalino Salgado; o médico patologista Gyl Eanes; o urologista José Ribamar Calixto; o chefe do Serviço de Coloproctologia do HU-UFMA, João Batista Barreto; a ginecologista, Honorina Anne Pessoa; os neurocirurgiões Alan Hass, Benedito Saback Thomé Junior, Gelson Soeiro e o anestesiologista João Batista Santos Garcia.

A oncologia é o ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer – como estes se desenvolvem no organismo verificando o melhor procedimento para o paciente. O oncologista é responsável pela prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Para o vereador Gutemberg Araújo a ideia surgiu pela necessidade de se fazer justiça àqueles que lutam para o aprimoramento dessa ciência que requer atenção e sensibilidade. “Para ser absolutamente justo nós homenageamos hospitais que já trabalham com isso, como o Hospital Aldenora Bello, Hospital do Câncer do Maranhão, São Domingos e Hospital Universitário. Chamamos também pessoas históricas, ou seja, profissionais renomados na área”, ressalta.

O secretário municipal da saúde, Lula Fylho, parabenizou a Câmara pela atividade e destacou o crescimento da área na capital. “Essa iniciativa é uma maneira de ressaltar a relevância desses profissionais para a saúde pública. Quando se trata de oncologia, percebemos que ao longo dos anos estamos apresentando grandes avanços que possibilitam a sobrevida de vários pacientes – frutos da dedicação, comprometimento e da labuta diária desses profissionais que incessantemente buscam por novos tratamentos, formas e condutas que possibilitem a qualidade de vida”.

O Hospital Universitário tem por finalidade englobar assistência, ensino, pesquisa e extensão na área de saúde, prestando assistência à comunidade em todos os níveis de complexidade, em especial na alta complexidade de forma universalizada, igualitária e em harmonia com o Sistema Único de Saúde – SUS. A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, ao receber a homenagem, comentou sobre o atual cenário do hospital e suas especialidades. “Nossa missão é formar. Atualmente, disponibilizamos 304 vagas de residência médica e profissional, qualificando profissionais engajados e preocupados com a saúde física e mental dos pacientes. Hoje, recebemos pacientes de outros estados que acreditam nesse centro de referência. Contamos com 125 especialidades e inúmeras parcerias, em especial a do Aldenora Bello, que dividem conosco especialistas e a vontade de demonstrar cada vez mais eficácia nos serviços oncológicos”.

A solenidade foi encerrada com uma homenagem emocionante. A paciente do Hospital Geral, Maria Helena, recebeu um certificado em reconhecimento a sua persistência, força e alegria diante aos momentos difíceis gerados pela doença. Dona Maria, com a voz embargada, agradeceu pelo carinhos e cuidado prestados à sua saúde. “Eu me considero curada. Apesar de tudo, tenho verdadeiros anjos na minha vida – minha família, amigos e vocês que estão comigo. Obrigada por todo esforço e acompanhamento”.

BNC Geral

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x