Com programação diversificada e segurança, Arraial da Maria Aragão atrai grande público

GRANDE ILHA – Segurança, atendimentos médicos, informações ao turista e o envolvimento de uma equipe fortemente preparada para atuar em qualquer situação fazem do Arraial da Maria Aragão um espaço agradável aos frequentadores. Diariamente, há grupamentos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Civil e Militar, Blitz Urbana, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Até esta terça-feira (19), a PM-MA não registrou qualquer ocorrência envolvendo agressão, furto ou qualquer outro incidente no local. O Arraial da Maria Aragão, cuja programação prossegue até o dia 1º de julho, integra o São João de Todos, da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, em dados levantados pela equipe da organização do arraial, nos dias de segunda e terça-feira (com programação oficial), passam diariamente cerca de 5 mil pessoas pelo arraial. No restante dos dias a estimativa fica em torno de 10 mil, chegando a  20 mil pessoas em dias de shows nacionais, como no caso de sábado (16), data da apresentação da cantora Flávia Bitencourt com Nando Cordel e Alceu Valença. “Por isso, nossa preocupação com a segurança e comodidade do público é grande e o envolvimento do pessoal da segurança é máximo”, informa o secretário.

O Corpo de Bombeiros está diariamente com equipes de pronto atendimento em primeiros socorros, posicionadas em pontos estratégicos da Praça Maria Aragão. Segundo o Tenente Carlindo, do Corpo de Bombeiros Militar, os registros de ocorrências na praça foram considerados dentro do esperado. “Com cinco dias de programação, o que temos em termos de atendimento são pequenos arranhões e contusões que ocorrem costumeiramente em qualquer evento, por conta de tropeços leves e brincadeiras infantis”. A equipe do Bombeiro Militar conta com nove integrantes e a de Bombeiro Civil, 19 pessoas.

No caso da Polícia Militar, a cada dia de programação há um comando e uma tropa diferentes para garantir a segurança dos visitantes e turistas da Maria Aragão. “Até o momento, nem um brincante ou cidadão fez qualquer notificação junto a nós. Na sexta-feira (15), primeiro dia, tivemos um efetivo de 30 policiais. Já na terça-feira (19), contamos com 15, porque o número de pessoas também é menor”, declara o Tenente Duarte, no comando da guarnição presente na terça-feira. O Arraial da Maria Aragão também conta com o auxilio de segurança privada em um total de 68 seguranças, que fazem plantão de 24h.

Todos os dias de programação, além da presença de agentes da segurança pública, brincantes e visitantes do arraial também contam com ambulâncias do Samu e viaturas dos Bombeiros, PM, Guarda Municipal e Blitz Urbana. “Também contamos com o Comitê Gestor de Limpeza, agentes da Secretaria de Saúde que fazem distribuição de preservativos, além de servidores das secretarias de Turismo e da Cultura do município”, relata Laura Costa, arquiteta e urbanista da Secult.

A Praça Maria Aragão conta ainda com espaço exclusivo para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco. A Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) também apoia o evento, na campanha preventiva de conscientização e comprometimento no combate ao trabalho infantil durante o São João.

CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

Logo que chegam ao arraial, turistas de outros estados ou países, contam com uma barraca montada especialmente para dar apoio, prestar informações ou tirar dúvidas. Trata-se do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fica na lateral da Maria Aragão e disponibiliza uma equipe da Secretaria Municipal de Turista para fazer esse acompanhamento, com atendimento diário das 19h à meia noite.

No local, é feita a distribuição de panfletos com a programação da festa e informações sobre a cultura e destinos turísticos da cidade. Além disso, os visitantes podem tirar fotos no local, que tem decoração junina.

Só no primeiro dia de programação do arraial, cerca de 150 pessoas foram atendidas no CAT, segundo Eduardo Oliveira, coordenador do Receptivo da Sectur. “Já fazemos um trabalho de atendimento logo na chegada do turista no aeroporto, onde eles recebem um material da ‘Operação Boas-vindas’, desenvolvida pela secretaria”, explica.

No sábado (16), dia de maior público do Maria Aragão, foram atendidos um total de 450 turistas. As demandas mais comuns dos visitantes são a procura por informações das apresentações das brincadeiras e sobre a programação de outros arraiais de São Luís, de acordo com Eduardo Oliveira.

TRÂNSITO

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte é responsável por dar fluidez ao trânsito nas proximidades da Praça Maria Aragão, reservar espaços para taxistas e organizar as descidas e paradas do ônibus das danças folclóricas. A SMTT aumentou o número de agentes nos locais com atividades juninas para realizar a fiscalização e manter a ordem e o fluxo no trânsito. Estão de plantão 60 agentes de trânsito por dia em 20 viaturas (carros e motocicletas) que reforçam o ordenamento do trânsito nos principais arraias da cidade.

A SMTT também está atuando na educação para um trânsito responsável e seguro por parte dos motoristas. Para tanto, está com a equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) em todos os arraiais da cidade. Durante as atividades são distribuídos panfletos e bandeirolas aos brincantes, além da presença da Mascote Joca, grande atração da ação, principalmente entre as crianças.

LIMPEZA

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana, esta presente no Arraial da Maria Aragão para garantir a limpeza do local e orientação para o acondicionamento correto dos resíduos e disposição para a coleta. Além dos serviços operacionais de limpeza urbana, estão sendo feitas também ações de educação ambiental com o público para conscientizar sobre a importância do manejo correto do lixo, coleta seletiva e reciclagem. O arraial recebeu no dia 16 o Espaço Cidadão Limpeza Cidade Beleza, que será montado novamente no dia 28.

PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (19), quinto dia de programação junina da Maria Aragão, estiveram no palco do arraial a dança Country Festa de Rodeio, Cacuriá Assa Cana, Boi de Dona Zeca (zabumba), Boi Brilho da Terra (orquestra) e Boi Rosa de Saron (baixada), além da banda Gargamel que levou um repertório com musicas de Alceu Valença, Dominguinhos, Matruz com Leite e outros para animar o público presente. Também teve muito forró pé de serra na Arena do Forró com Andrezinho e os Brotos do Forró e Trio Mandacaru.

Na quarta-feira (20), será a vez das apresentações do Boiadeiro Gaúcho Negro, Dança Portuguesa Majestade de Portugal (Rosário), Boi Unidos Venceremos (zabumba), show com o Forró Sacode, Boi Encanto do Olho d’Água (orquestra) e Boi Brilho da Liberdade (baixada). Na Arena do Forró, quem comanda a festa é o Forró do Rui Mario e o Trio Mulundus.

No dia 21, quinta-feira, a programação inicia às 19h com Dança Portuguesa Lusíadas de Évora, seguido de Cacuriá do Jhon, Grupo Alternativo Companhia Pirilampo, show com o grupo Folia de Três, Boi Encanto de São Cristóvão (orquestra), Boi União da Baixada (baixada), Boi São José de Ribamar (matraca), Forró Bom Demais e Forró do Cabo Zé.

BNC Cultura

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x