HU-UFMA promove ações voltadas à Higienização das Mãos

GRANDE ILHA – Parece simples e ineficaz, mas o ato de lavar as mãos ajuda a evitar infecções nos pacientes por bactérias, reduzindo sua estadia nas unidades hospitalares. Com esse intuito, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) por meio do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, vêm promovendo ações educativas que suscitem no profissional da saúde um maior cuidado com a higiene pessoal. As atividades estão sendo realizadas em três pontos, seguindo a programação da campanha: recepção da Unidade Materno Infantil (13/06), da Unidade Presidente Dutra (14/06) em horário comercial (das 08h às 18h) e na Oftalmologia (15/06) – das 08h às 12h.

Com o tema “Nessa partida vamos ganhar de lavada contra as infecções”, a campanha foi idealizada como uma estratégia de prevenção e controle de infecções nos serviços de saúde, guiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado no dia 05 de maio, mas foi escolhido o mês de junho para a execução das atividades para que elas pudessem ter relação com a Copa do Mundo de 2018, levando o ensinamento aos participantes de forma lúdica e divertida.

Nesta quarta-feira, 13, a ação foi executada na recepção da Unidade Materno Infantil e no 3° andar do prédio. Foram distribuídos aos que participaram dos jogos interativos, brindes com álcool em gel e acessórios, para que as pessoas em seus ambientes de trabalho pudessem criar um hábito de limpar as mãos constantemente. A oportunidade serviu também como um momento de descontração, os que passaram nos corredores se encantaram com a iniciativa.

A chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Glauce Lima Gonçalves, ressalta a importância da campanha e complementa frisando o valor que o HU-UFMA dá às práticas de higienização. “Nós realizamos essa ação anualmente para que essa conscientização seja contínua, pois acreditamos que o cuidado pessoal deve estar intrínseco em nossos profissionais”.

De acordo com a chefe do Setor de Vigilância em Saúde do Paciente, Sirlei Garcia Marques, essa ação é tão importante que foi assinado um Termo de Adesão ao Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Serviços de Saúde – um projeto da ANVISA, onde alguns hospitais foram selecionados a participar. E o HU-UFMA foi um desses, pois atende os critérios da agência.

HIGIENIZAÇÃO

A Higienização das mãos é o quinto passo do Programa Nacional de Segurança do Paciente- PNSP, criado pelo Ministério da Saúde para promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, tornando o ambiente hospitalar e as práticas do hospital mais seguras. O objetivo da campanha é despertar nos profissionais a importância para os passos da higiene das mãos tanto com a utilização de álcool gel como também com o uso de água e sabão, preconizados pela OMS, bem como sua disseminação, com o intuito de proteger os pacientes contra os patógenos resistentes e salvar vidas, reduzindo as IRAS e reforçando a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

BNC Geral

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x