Fábio Braga destaca qualidade da água e mortandade de peixes em Nina Rodrigues e Vargem Grande

VARGEM GRANDE – O deputado Fábio Braga (SD), na sessão desta terça-feira (19), mais uma vez usou a tribuna para registrar a sua preocupação em relação à escassez e à qualidade da água que é fornecida pela Caema à população de Vargem Grande. 

A captação da água que abastece os municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues é feita dos rios Iguará e Preto. “Esta água é de suma importância para o consumo humano das duas cidades. Nós temos feito uma incansável busca para que se melhore as duas estações de tratamento de água de Vargem Grande e de Nina Rodrigues. Nos últimos anos, aqui nesta Casa, contra o voto de muitos, nós aprovamos financiamento por meio do BNDES para que pudesse ser feito através da CAEMA a implementação, a melhoria e a revitalização do sistema de abastecimento de água dessas duas cidades”, afirmou Fábio Braga.

Ele destacou ainda que o governador Flávio Dino esteve nas duas cidades e se comprometeu com a realização das obras. Fábio Braga afirmou que em Vargem Grande já está sendo feito o canteiro de obra para a melhoria do sistema de abastecimento de água. “Água essa que falta nas torneiras da maioria das casas da cidade de Vargem Grande. Muitos desses problemas poderiam ser solucionados se essa captação fosse melhorada, como está sendo feito o projeto em Vargem Grande, pelo governador Flávio Dino”, enfatizou Fábio Braga. 

Revitalização

Nos últimos anos Fábio Braga também tem tido uma preocupação com a revitalização dos rios, principalmente do Rio Preto e do Rio Iguará. A preocupação maior é que, a partir da melhora na captação da água desses rios, a lâmina d’água fique abaixo do esperado.

“Nos últimos anos temos tido uma preocupação imensa com a revitalização dos rios, principalmente do Rio Preto e do Rio Iguará, para que não possamos – ao melhorar a captação de água desses rios – ter uma lâmina d`água abaixo do esperado dos anos”, acentuou o deputado.

Mortandade de peixes

Outra preocupação do deputado é em relação à grande mortandade de peixes que está ocorrendo principalmente no Rio Iguará. Ele afirmou que as primeiras chuvas que caíram neste mês ocasionaram um fenômeno que há muito não se via na região, que é grande quantidade de peixes boiando na água e uma mortandade acima do normal.

Fábio Braga disse que conversou com o prefeito Rodrigues da Iara e ele já teria determinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que faça um estudo sobre o motivo daquela mortandade de peixes no rio Iguará. O prefeito também convocou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

“A preocupação dos filhos de Vargem Grande, de Nina Rodrigues e de toda região é saber o porquê e como parar essa mortandade de peixes na região do Iguará, bem como saber da qualidade da água que é captada no rio Preto e que vai às torneiras das cidades de Nina Rodrigues e de Vargem Grande. Fica aqui a preocupação, a espera de um laudo conclusivo para sabermos o que realmente provocou a mortandade dos peixes”, finalizou Fábio Braga.

BNC Política

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x