EM DESTAQUE: Ecopontos implantados pela prefeitura melhoram qualidade de vida da população

GRANDE ILHA – Josivaldo Ribeiro Lopes é morador do Angelim e lembra do incômodo causado por insetos e pelo mau-cheiro vindo de um terreno baldio na Rua 27 do bairro que era usado como lixão. Esta realidade começou a mudar em novembro de 2016 quando foi inaugurado o Ecoponto Angelim. Assim como ele, moradores do entorno de outros Ecopontos destacam as melhorias que estes equipamentos estão trazendo para a comunidade. Na última semana São Luís chegou à marca de 10 Ecopontos, quando o prefeito Edivaldo inaugurou o equipamento no Anil.

O Ecoponto Angelim foi o quarto a ser entregue em São Luís pela gestão municipal e, desde sua inauguração até fevereiro deste ano, recebeu quase mil e quatrocentas toneladas de resíduos. A instalação do Ecoponto no bairro melhorou a vida de quem mora nas ruas mais próximas. “Antes a gente tinha muito problema com mosquito e o mau-cheiro que vinha do lixão incomodava demais. Agora isso não acontece. Melhorou bastante a nossa vida”, frisa Josivaldo Ribeiro Lopes.

Ele destaca ainda que a presença de insetos e outros animais era decorrente da falta de preocupação de muitos moradores do entorno. “Quando aqui era um lixão a Prefeitura limpava sempre, mas a população continuava sujando sem necessidade porque aqui no nosso bairro o caminhão de coleta passa toda terça, quinta e sábado sem falhar”, afirma.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, avalia que a população de São Luís reconhece a importância dos Ecopontos. “Quando fomos implantar o primeiro Ecoponto, houve uma certa desconfiança, o que é natural quando se trata de uma política nova. Mas hoje nós recebemos diversos requerimentos da população solicitando Ecopontos no seu bairro. Isso é a prova que a implantação dos Ecopontos foi um acerto da gestão do prefeito Edivaldo e que ela tem dado resultados eficazes à população”, afirma.

Com menos tempo de funcionamento, o Ecoponto São Francisco, inaugurado em janeiro deste ano, é outro que a população do entorno utiliza com frequência. Rafael Reis é morador do bairro e usuário frequente do equipamento. Antes ele colocava os resíduos que descarta nos Ecopontos nos contêineres ao longo da Avenida Ferreira Gullar. “Mas a existência de um local específico para colocar esses materiais facilita muito a vida da população e é uma garantia de que a gente não está sujando a cidade porque não tem o risco de algum animal ou pessoa revirar o contêiner e acabar jogando esse resíduo no chão”, comentou.

PREOCUPAÇÃO COM A CIDADE

Mesmo quem não tem um Ecoponto tão próximo de sua residência entende a importância dessa política. É o caso de Juliana Cruz. Moradora da Cohab ela conta que entrou em contato com a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana para saber onde descartar um micro-ondas quebrado que tinha em casa. “Pelo telefone eu fui informada que poderia trazer até um Ecoponto. Perguntei qual era o mais próximo do meu bairro e vim até o Ecoponto Bequimão fazer a entrega. Aqui eu sei que ele terá o destino certo e que não vai prejudicar a cidade”, informou.

Em algumas famílias, a implantação dos Ecopontos despertou o interesse pela coleta seletiva. Como na residência de Waléria Lisboa, usuária do Ecoponto Angelim. “Eu trago sempre embalagens plásticas e de metal para o Ecoponto praticamente desde que ele foi inaugurado. Antes a gente jogava fora junto com o lixo de casa. A partir dos Ecopontos a gente despertou a consciência para a coleta seletiva e decidimos fazer nossa parte para contribuir com a melhoria do planeta”, conta.

BENEFÍCIOS

Os Ecopontos são um equipamento urbano que agregam uma série de benefícios a curto, médio e longo prazo à população. O primeiro benefício é a eliminação de lixões dentro do bairro, o que tem como consequência imediata da melhoria do paisagismo urbano. A médio prazo diminui a infestação de insetos na sua área de entorno com a eliminação de criadouros de mosquitos. A longo prazo os Ecopontos garantem a melhoria da qualidade da água, solo e do ar à medida que garantem o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Carolina Moraes Estrela destaca ainda a importância dos Ecopontos para a coleta seletiva na capital. “Hoje apenas 7% das cidades brasileiras têm alguma política efetiva de coleta seletiva e reciclagem e por meio dos Ecopontos São Luís está nesse grupo. Tudo que é recebido nos Ecopontos é carreado para as cooperativas de catadores, aumentando a capacidade produtiva destas entidades e aumentando a renda que cada cooperado recebe mensalmente. Então, os Ecopontos agregam ainda uma função social importante, incluindo estes profissionais nesta cadeia e garantindo a eles melhores condições de trabalho e de sustento”, informa.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Para saber onde fica o Ecoponto mais próximo de seu bairro, que tipo de materiais podem ser descartados e tirar outras dúvidas sobre estes equipamentos a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana no telefone 0800 098 1636.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x