EM ALERTA: Gestão municipal reforça equipes de limpeza e amplia serviços de capina e roçagem na capital

GRANDE ILHA – Foram intensificados as ações de capina e roçagem nos principais corredores de tráfego da capital. Para ampliar a prestação destes serviços a gestão municipal está reforçando as equipes com a contratação de novos agentes de limpeza. Os profissionais entraram em atividade deste o mês de março. Além de oportunidade de trabalho com a expansão dos serviços, a contratação de mais agentes de limpeza garante maior zelo e cuidado com a paisagem urbana da cidade. A ação integra a política de limpeza urbana colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo garantir mais qualidade de vida para a população e a preservação do meio ambiente.

Os serviços de capina e roçagem são executados diariamente em São Luís, conforme cronograma de planejamento semanal para atender às necessidades deste tipo de serviço em cada área da cidade. Os novos agentes estão sendo integrados às equipes gradualmente, pois após a seleção é preciso passar por um treinamento para o uso das máquinas de roçagem para garantir a segurança do profissional e das pessoas do entorno da área de trabalho.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância de ampliar o número de agentes que trabalham na cidade. “Com o crescimento urbano e populacional é natural que a demanda de serviços aumente, então, precisamos adequar a logística de trabalho para atender melhor à população. Essas adequações seguem as determinações do prefeito Edivaldo”, disse.

Desde o início do período chuvoso a Prefeitura de São Luís tem intensificado os trabalhos nas ruas e avenidas de São Luís. Após isso, as ações seguirão para os bairros. Já receberam os serviços de capina e roçagem as avenidas Colares Moreira, Jerônimo de Albuquerque, Portugueses, Jackson Kleper Lago, na Penísula da Ponta d’Areia; Avenida dos Franceses, Guajajaras e Africanos. Esta semana os roçadores seguem para as avenidas Getúlio Vargas, Senador Vitorino Freire e Holandeses.

Estes serviços são fundamentais porque retiram a vegetação daninha pela raiz, com o objetivo de conter o seu crescimento. Desse modo, é possível desobstruir os mecanismos de drenagem rápida de água da chuva. Remover as matérias vegetais tidas como daninhas também ajuda a evitar que bocas de lobo, ramais e galerias ao redor do terreno fiquem entupidas. Os serviços de capina e roçagem também contribuem para o melhor aproveitamento de espaços habitados na cidade, além de garantir o embelezamento das áreas públicas.

Além de ruas e avenidas, o trabalho de capina e roçagem é realizado, também, em praças, escolas e nas avenidas de São Luís. “Ainda estamos tendo dias de chuvas intensas em São Luís, por isso, o trabalho de capina e roçagem, que já é realizado todos os dias, é intensificado. Isso porque com a plantação baixa há melhor escoamento das águas pluviais e é possível evitar alagamentos e prejuízos à população. Com o início dos trabalhos dos novos agentes vamos conseguir avançar ainda mais neste trabalho”, afirma Carolina Moraes Estrela.

COLETA DOMICILIAR

Em São Luís, a coleta domiciliar segue uma programação de recolhimento em dias alternados. Em parte dos bairros ela ocorre segundas, quartas e sextas. Em outros, às terças, quintas e sábados. Em bairros como o Centro a coleta é diária. A coleta domiciliar não ocorre aos domingos.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana mantém ainda uma Central de Monitoramento que acompanha o serviço em tempo real, permitindo identificar possíveis falhas na coleta e a readequação do serviço de forma a evitar transtornos à população.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x