Com nova ponte na Grande Ilha, trajeto de 6 km vai cair para 220 metros

GRANDE ILHA – Mais uma ponte em construção na Região Metropolitana vai desafogar o trânsito e diminuir distâncias para quem precisa se deslocar entre o Maiobão e o Cohatrac. Construída pelo Governo do Maranhão nas proximidades do Shopping Pátio Norte, a nova rota vai diminuir os atuais 6 quilômetros de vias que separam os dois bairros vizinhos e que interligam mais de 200 mil pessoas que moram na região.

Com a ponte, construída sobre o Rio Paciência, serão apenas 220 metros entre as duas localidades, que vão, de acordo com moradores e para quem trabalha no local, economizar combustível, criar uma nova saída e também reduzir o tempo gasto nos engarrafamentos.

“Hoje em dia eu gasto mais ou menos 20 a 25 minutos; com essa ponte aí pronta, não vou gastar nem 10”, conta José de Ribamar de Jesus Queiroz, que há seis anos trabalha como mototaxista no Maiobão. Ele também mora no bairro e gostou muito da construção do acesso.

“Com certeza vai ficar melhor para qualquer pessoa que tiver que fazer esse percurso, vai ficar interligado. Passar de carro nesse trecho da avenida é muito ruim e, com a ponte pronta, vai beneficiar’, comentou José de Ribamar.

Mudança

Atualmente, quem chega até o Shopping Pátio Norte, na Estrada de Ribamar (MA- 201), e precisa se direcionar à Cohab, Cohatrac, ou bairros adjacentes, tem que ir até a Forquilha para seguir para a Estrada da Maioba (MA- 202). Com a ponte, o contorno feito nos bairros será substituído por uma pequena reta.

“O melhor para mim vai ser a economia de combustível, vai ficar mais barato com essa distância menor”, diz o mototaxista.

Morando há apenas um mês na vizinhança, Paulo Sérgio Viegas Coelho Junior também ficou feliz quando soube que a ponte beneficiaria seu bairro: “Dá mais um acesso diferente. Geralmente só temos essa pista, que a gente tem tanto para chegar até a Forquilha quanto para voltar; ou então por dentro do bairro, que é mais difícil; vai melhorar o acesso, é mais uma via”.

O comerciante Silvio Remy, que trabalha com a venda de farinha, peixe e camarão, também ressalta os benefícios da obra: “É bom porque desafoga o trânsito, o fluxo de carros é muito grande, principalmente nos horários de pico. Vai ser bom, todo mundo está gostando”.

Pontes

Em execução, a Ponte Pátio Norte não é única construída pelo Governo do Maranhão na Grande Ilha.

Também já foram entregues a Ponte Pai Inácio, que interligou o Turu ao Parque Vitória; a Ponte da Juçara, entre a Estrada de Ribamar e o Cohatrac; e a Ponte da Vitória, que fica na estrada de Nossa Senhora da Vitória e interligou os bairros Parque Vitória, Parque Jair, Alto do Turu e adjacências à Estrada da Maioba.

Oportunidades

Quem também está comemorando a construção da ponte Pátio Norte é o armador Mafaldo Alexandre Vieira. Na construção civil há 40 anos, ele comemora a fase de construções do Governo do Estado.

Essa já é a terceira ponte do Governo do Maranhão em que ele participa da construção. Vieira também já esteve nas obras das pontes de Tuntum e Paulino Neves. Natural de Rosário, ele voltou para o estado após concluir a construção de obras em outros estados, em 2016.

“É muito bom porque eu fiquei com medo de não ter emprego quando voltei, mas como estavam tendo essas obras, logo fui empregado e estou aqui trabalhando”.

O armador de 62 anos conta que sente orgulho da profissão: “Me sinto muito honrado e orgulhoso, é a profissão que sigo desde os 22 anos de idade. E vir fazendo esses serviços, eu me sinto muito bem”.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x