Coleta de Lixo Eletrônico reúne dezenas de alunos na Praça Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar

PAÇO DO LUMIAR – Brincadeiras, sorteios e muita diversão marcaram a Gincana Interescolar de Coleta de Lixo Eletrônico, realizada na sexta-feira(02), pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAP), em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED).

Alberlúcia Mendes e Yane Pessoa, titulares das respectivas pastas, prestigiaram o evento, realizado na Praça Nossa Senhora da Luz, na Sede de Paço do Lumiar. O evento contou com a participação de mais de 30 estudantes das Unidades de Ensino Básico (U.E.B.) Professora Maria de Lourdes Carvalho da Silva, Lêda Tajra e Nicolau Dino.

Cada escola selecionou entre 10 e 15 estudantes para participar das ações, que resultaram na coleta de mais de uma tonelada (mil quilos) de lixo eletrônico, que será repassado para empresa parceira do município, a qual deverá fazer a correta destinação. Além do sorteio de brindes, a gincana rendeu prêmios e troféus as unidades de ensino e aos estudantes.

O 1º lugar, com a coleta de 395,350 Kg de resíduo eletrônicos, ficou para a U.E.B. Maria de Lourdes Carvalho da Silva, que ganhou um Data Show e um computador. A U.E.B. Lêda Tajra ficou com o 2º lugar (337,100 quilos), e a Nicolau Dino com o 3º lugar (336,800 Kg). Ambas ganharam um computador. Além desses prêmios, a titular da pasta- Alberlúcia Mendes, informou que o órgão irá distribuir coletores de resíduos para as escolas, visando facilitar a coleta seletiva.

Ela também destacou que este é o 3º Mutirão de Lixo Eletrônico realizado no corrente ano. As outras duas edições foram na Vila São José. “Esses eventos trazem benefícios para o solo, água e todo o Meio Ambiente. Os estudantes que participam são sensibilizados para a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos. E também tem sido de fundamental importância a parceria com a SEMED, por meio dos gestores escolares”, assinalou Alberlúcia Mendes.

A assessora técnica de Educação Ambiental da SEMAP, Flávia Guterres, que durante a realização da gincana falou sobre o recolhimento e destinação correta de lixo eletrônico, disse que um dos principais objetivos da ação é fazer dos estudantes multiplicadores de informações, levando aos pais, familiares e toda comunidade a importância do descarte correto para a Saúde, o Meio Ambiente e a vida.

Kerliane Rebouças, gestora geral da U.E.B. Lêda Tajra, esclareceu que a gincana começou há duas semanas, quando os alunos foram selecionados e mobilizados para participar. “Eles sempre se animam para essas ações, e hoje foi um dia muito especial pra todos”, disse Kerliane. A estudante do 4º ano da unidade, Hadassah Sophia Morais Pinheiro, de 9 anos, disse que conseguiu contribuir pouco para a coleta, com um celular e um controle, mas que o melhor de tudo foi interagir com os colegas e a comunidade.

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x