GRANDE ILHA – Em alusão ao “Setembro Verde” – mês de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e do Banco de Olhos, com o apoio da Universidade Federal do Maranhão, preparou uma programação especial dentro das possibilidades atuais devido a pandemia. E neste domingo, 27, data em que se comemora o ‘Dia Nacional da Doação de Órgãos’ realizou uma grande carreata na avenida Litorânea.

A ação foi alusiva a campanha do “Setembro Verde”, cujo tema deste ano é: “#avidacontinua. Doe Órgãos. Converse com sua família.”. Entre os mais de 100 veículos com famílias e apoiadores da causa, estavam presentes o reitor da UFMA, a superintendente do HU-UFMA, professores da Universidade, transplantados, profissionais do HU-UFMA e de outros hospitais parceiros, residentes e a comunidade em geral.

O mês de setembro é destinado a conscientização de familiares sobre a importância do ato e integra uma campanha nacional que visa informar e incentivar a população a se tornar doador e ajudar a salvar vidas. A data é pensada para que haja um momento de reflexão sobre a importância da iniciativa. Atualmente, não há necessidade de deixar documento escrito, mas é fundamental que a família esteja ciente do desejo do possível doador.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, participou da carreta e falou no carro de som aos presentes sobre a importância do ato. “Precisamos sensibilizar a população para esta grande causa que salva muitas vidas, pois centenas de pessoas aguardam na fila por uma doação. E essa doação só é possível se seu familiar autorizar, fazendo valer um desejo seu em vida. Então converse e informe sua família sobre a vontade de ser doador de órgãos e ajude a salvar muitas vidas.”

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, a ação foi muito além do que se esperava. “Sabemos de toda a dificuldade que enfrentamos nesses dias de pandemia, mas não podíamos deixar passar uma data tão importante como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. E a ideia da carreata foi muito boa, por ser uma forma de chamar atenção da sociedade e ao mesmo tempo evitar a aglomeração.”.

Já a chefe da Unidade de Transplantes do HU-UFMA, Regina Cruz, destacou a necessidade da sensibilização de todos. “Uma ação como esta é necessária para que as famílias se sensibilizem pelo ato de doar e entendam que isso demonstra solidariedade. Uma pessoa pode salvar oito vidas que estão na fila esperando. É um grande ato de amor.”.

A concentração da carreata ocorreu na praça do Pescador, com a apresentação do cantor Hélio Garcês, que brindou os presentes com músicas que abordavam a temática. A ação seguiu pela avenida Litorânea em direção ao Parquinho onde foi feito o retorno de volta ao local da concentração, cativando dezenas de pessoas que estavam pelo percurso.

O HU-UFMA é o único hospital transplantador no Maranhão, credenciado para realizar transplantes de coração, fígado, tecido (ósseo/córnea) e rim. Desde o início em março de 2000 até agosto de 2020, foram realizados 2.838 transplantes (2.187 transplantes de córnea, 646 de rim e 5 de fígado). A lista de espera ainda é grande no Maranhão, na data de 09/09, existiam 270 pessoas aguardando por um rim, 4 para fígado e 611 para córnea.

Para que o evento acontecesse o HU-UFMA contou com a participação de algumas organizações como o Sindicato dos Servidores Públicos Federais, o Cemitério Jardim da Paz, a Amor de Papel, Socorrão I e II, Hospital Carlos Macieira, Hospital São Domingos e SMTT. Além do apoio de Thompsom Borralho, Dr. Joel Nunes e do cantor Hélio Garcês.

Com Informações do HU

BNC Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.