BUSCANDO APRENDIZADO: Professores da EJA da rede municipal trocam experiência em Jornada Pedagógica

GRANDE ILHA – A Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos que teve como tema “A EJA que temos e a EJA que queremos: juntos no direito de aprender” mobilizou técnicos, professores e estudantes da rede municipal de Educação no período de 21 a 24 de março, em evento realizado no auditório da sede da OAB-MA. O objetivo do encontro foi dar continuidade à agenda de troca de experiências e estudos voltados ao EJA.

“Estamos contribuindo para formar cidadãos, fazendo história com a EJA. Por meio deste e demais programas como Brasil Alfabetizado e Pró-Jovem, estamos perto de ser uma cidade livre do analfabetismo”, pontuou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

A secretária adjunta de Educação, Maria de Jesus Gaspar Leite, lembrou a importância da parceria para o sucesso das políticas de Educação. “Essa mesa, com representante de várias instituições lembra a importância dos parceiros e a responsabilidade de toda a sociedade no processo exitoso das ações de educação. Os pares fortalecem nossa missão”, pontuou, dirigindo-se aos representantes dos parceiros presentes como OAB, Vale, Fundação Vale e Instituto Formação.

A superintendente de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Aurea Borges, destacou a importância do EJA. “A ação é demarcada por desafios, e para se garantir o acesso e a permanência dos estudantes, assim como a qualidade das ações desenvolvidas no cotidiano da escola, é importante que existam esses momentos de planejamento”, pontuou .

A Jornada foi um espaço para debates e reflexões sobre temas importantes para o fortalecimento do fazer pedagógico que verdadeiramente atenda às necessidades de aprendizagem de seu público alvo.

Para esse debate, que demarca o início do ano letivo de 2018, foram usadas como norte as colocações dos estudantes, feitas durante o I Fórum de Estudantes da EJA (2017), e a três mesas de diálogo com as temáticas: “A EJA e as Transformações no Séc XXI: O Currículo e o perfil do Aluno Ingressante e Egressos; “A Construção do Currículo com o Protagonismo Docente e Discente: Os Conteúdos Gerais e Orgânicos”; e “A Construção e a Avaliação do Saber na EJA Municipal e Apresentação do Programa Educar + e o Simae”.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x