HORA DA PAIXÃO: HU-UFMA celebra a Semana Santa com pacientes

GRANDE ILHA – Crianças e adultos submetidos a hemodiálise no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, terão uma rotina diferente por ocasião da celebração da Semana Santa. Uma programação especial para os usuários do serviço foi preparada visando retratar o verdadeiro significado da Páscoa.

Atividades lúdicas, vídeos, mensagens e apresentações musicais vão abrilhantar a Semana Santa desses pacientes. A assistente social Gisele Pereira, do Serviço de Nefrologia, que coordena a programação, destaca a importância do projeto. “Vamos celebrar a Páscoa, que é a vida e a ressurreição de Cristo. Pois entendemos como cristãos que a vida não acaba aqui. E é através do sacrifício de Jesus que temos a esperança da vida eterna. Esse momento é para lembrarmos o amor intenso do nosso Salvador e repartir com os nossos pacientes essa grande esperança, que é a esperança da vida eterna por meio de Jesus”.

O paciente Wanderclayton Lima Silva, 35, falou sobre o que achou da programação. “Eu gostei muito. Acho de grande valia e de suma importância, ainda que seja pequeno um evento desse, em uma sala dessa de hemodiálise, porque a alegria que eles trazem ao cantar e louvar o senhor é importante para cada um, para mim, para você, tanto quem está sã, quanto quem está pasando por algum problema na vida, seja qual for”. 

Durante toda essa semana serão desenvolvidas atividades em cada turno da diálise, até que todos os 147 pacientes da nefrologia tenham recebido a mensagem da Páscoa. A proposta e envolver os pacientes em momentos de reflexão para que compreendam a simbologia da data e o que ela representa no calendário cristão.

A programação foi iniciada nesta segunda, 26, voltada para as crianças. Foi apresentado o vídeo “A História da Páscoa” contada por crianças, seguido de explicação sobre a mensagem que o vídeo traz. Depois as crianças fizeram uma atividade com colagem orientada por terapeutas ocupacionais da Nefrologia.

Durante todos os outros dias desta semana será feito um rodízio com profissionais e colegas do Serviço de Nefrologia para que todos os pacientes recebam essa mensagem de fé e esperança. A programação contará com a participação do Padre Ribamar, ex- paciente renal do HU-UFMA, agora transplantado. Terá também a mensagem do Pastor Fernando Costa e do colaborador Eudes Alencar. Além da participação musical da paciente Jéssica Viemar e do residente Hemmerson Gomes, em apresentação de voz e violão.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x