Avião da FAB que fazia voo de treinamento perde sinal em SC; dois militares estavam a bordo

SANTA CATARINA –  O Corpo de Bombeiros faz buscas por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que perdeu o sinal na região de Tijucas, na Grande Florianópolis, na tarde desta sexta-feira (4). O desaparecimento foi confirmado pela FAB, que disse em nota que realiza as buscas por dois militares que estavam a bordo e realizavam um voo de treinamento.

O avião T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) é o modelo que desapareceu.

“O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba coordena as operações de busca. Uma aeronave C-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal da FAB foram acionados para realizar buscas e estão em deslocamento para a região. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atua para localizar a aeronave”, diz comunicado da FAB

O chamado chegou à corporação por volta das 16h40, segundo o tenente-coronel Diogo Losso. A última localização, segundo a corporação, foi entre os municípios de Canelinha e Tijucas. Uma equipe de resgate da Aeronáutica também foi acionada.

“A gente não tem como afirmar se ela caiu ou se fez um pouso forçado. O tempo lá está ruim, mas não sei dizer se, naquele momento, chovia. Nem se isso foi fator que possa ter contribuído para o desaparecimento”, disse o oficial dos bombeiros.

Os bombeiros informaram que as buscas seguirão por terra durante a noite. A Defesa Civil de Canelinha foi acionada para dar apoio. Segundo o prefeito da cidade, Diogo Maciel, um sinal de fumaça e luzes teriam sido vistos no Morro de Morretes, na mesma região, para onde equipes também se dirigem.

A aeronave T-25 de instrução da Academia da Força Aérea é de Pirassununga, São Paulo, segundo Lossa, e tem capacidade para duas pessoas a bordo no máximo. O desaparecimento ocorreu a 30 milhas ao norte de Florianópolis (48 km), conforme o g1 apurou junto a fontes na Aeronáutica.

“Essa aeronave pode ter antecipado um pouso forçado. Até que se encontre efetivamente algum indício ou algum destroço, ou uma parte da aeronave, a gente não tem como confirmar se ela caiu ou se fez um pouso forçado. Mesmo se fez um pouso forçado, a situação dos pilotos, nada disso [é possível saber]”, disse Lossa.

Conforme os bombeiros, uma equipe do helicóptero Arcanjo 05 sobrevoa a região, e a FAB já acionou os recursos de busca e salvamento da própria corporação. “Vem de Campo Grande. Acredito que estejam a caminho”, afirmou o tenente-coronel.

Com informações do G1

BNC Brasil

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x