Vasco apresenta PC Gusmão e Jorginho em São Januário

RIO DE JANEIRO – O Vasco da Gama teve uma tarde de quinta-feira (07/06) marcada pela apresentação da nova estrutura do Departamento de Futebol. Na sala de imprensa do Complexo Esportivo de São Januário, o presidente Alexandre Campello concedeu entrevista coletiva ao lado do coordenador técnico Paulo César Gusmão e do treinador Jorginho, escolhidos para comandar o Gigante da Colina a partir desta sexta (08).

– Estamos implementando essas mudanças em virtude da saída do Zé Ricardo. Era um treinador que tinha nossa confiança, mas se sentiu pressionado ou com dificuldades de tocar. Então, esse momento era oportuno para fazermos essa mudança visando a melhora no futebol. A primeira decisão que tomamos foi eleger um coordenador técnico e nesse momento pesou para a escolha que fosse alguém identificado e que conhece profundamente o clube. O PC Gusmão é um dos profissionais com quem mais trabalhei no futebol. Possui um conhecimento profundo de mercado e irá contribuir para integração da base com o profissional. Começamos a pensar no treinador a partir dessa escolha e o nome do Jorginho foi o primeiro que veio na nossa cabeça. O que pesou também foi o fato dele ter sido um profissional que trabalhei. Possui uma identificação com o Vasco, já foi campeão e trabalhou aqui como treinador com ótimos resultados. Por isso, de forma conjunta, escolhemos o Jorginho como técnico – declarou o presidente.

image
Jorginho não escondeu a satisfação ao falar sobre a volta para o Vasco

Tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira nos tempos de jogador, Jorginho retorna ao comando do Vasco da Gama após duas temporadas com o desafio de repetir o desempenho de sua primeira passagem, quando fez com que o Almirante conquistasse o título carioca invicto (em 2016) e chegasse a ficar 34 jogos seguidos sem perder, atingindo assim a maior invencibilidade de sua história em jogos oficiais.

– Estou muito feliz por retornar para um clube onde tive uma história maravilhosa como atleta. Joguei aqui durante dois anos e conquistou dois títulos importantes, sendo um deles conquistado com a maior virada da minha carreira, que foi a Copa Mercosul. Tive o privilégio também de ser treinador do Vasco em 2015, num momento extremamente difícil, quando quase evitamos a queda e conquistamos o Carioca de forma invicta no ano seguinte. Não estamos chegando num momento tão complicado, mas existe um dúvida muito grande em relação ao potencial dos atletas. Sei do potencial e acredito muito nesse grupo. Muita gente vai se surpreender conosco nesse ano. Muitos torcedores me pararam na rua e desejaram sorte. Disse que vamos tentar reviver aqueles momentos de glória – disse o técnico.

image
Paulo César Gusmão retorna ao Cruzmaltino após sete anos- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Para recolocar o Gigante da Colina novamente no caminho das conquistas, Jorginho contará com o auxílio de Paulo César Gusmão, outro profissional que possui uma relação antiga com o Club. Além de ter sido goleiro do Cruzmaltino na década de 80, o novo coordenador técnico trabalhou na preparação de arqueiros e comandou o time vascaíno em duas oportunidades, a última delas entre os anos de 2010 e 2011.

– É um prazer muito grande estar retornando ao Vasco da Gama nesse momento de transição. É o clube onde fui criado, que possuo identificação e onde tive a transição natural em todas as funções. Todas as transições das minhas funções foram aqui dentro e mais uma vez está acontecendo por ter tomado a decisão de interromper a carreira dentro de campo. Me preparei para uma nova função para seguir dentro do futebol e recebi esse convite. A posição de coordenador não está direcionada apenas para o profissional. Vou ajudar também na ligação com a base, na transição, nas escolhas, na metodologia. É bom deixar que claro que não sou executivo de futebol, não vou participar de negociação de valores, mas vou sempre procurar dar opiniões e passar informações para acertamos em nossas escolhas – afirmou o coordenador técnico.
Fundamental para o Vasco da Gama, as categorias de base terão atenção especial da dupla. Jorginho e Paulo César Gustmão, curiosamente, estão entre os profissionais que mais promoveram atletas oriundos das divisões inferiores da equipe de São Januário no Século 21. Se o primeiro deu a primeira chance para nomes como Andrey, Douglas, Evander e Mateus Vital, o segundo contribuiu para afirmação de Romulo, Allan e Diogo Barbosa.
– O Vasco é um time que conheço muito bem, até porque sou carioca e estava acompanhando as partidas do clube. A maioria dos jogadores do elenco são oriundos da base. Alguns deles, vale ressaltar, receberam a primeira oportunidade comigo. Fiquei muito feliz de ver o Andrey marcar aquele golaço ontem. Conheço muito esses jogadores da base e quanto o Vasco é forte na revelação de talentos. Alguns vão demorar um tempo para se firmar, faz parte, é o processo, mas essa é a tradição do clube, faz parte da história – concluiu Jorginho, que chega ao clube junto do auxiliar-técnico Luiz Lubel e do preparador físico Joelton Urtiga.
BNC Esporte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x