UFMA recebe na próxima semana Navio ensino e pesquisa Ciências do Mar II

GRANDE ILHA – A Universidade Federal do Maranhão vai receber do Ministério da Educação e da Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar da Marinha doBrasil, no dia 14 de agosto, às 9 horas, na Base da Capitania dos Portos, na Pontada Espera, localizada próximo ao Terminal do Ferry Boat da EMAP, o navio Ciências do Mar II, que vai servir de laboratório para atividades acadêmicas doscursos ligados à área de ciências do mar (Biologia, Engenharia de Pesca,Geografia, Oceanografia, entre outros). A embarcação faz parte de um projetofinanciado pelo MEC e liderado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).Com um casco de 32 metros de comprimento e três decks, a embarcação tem 12dias de autonomia para navegação e capacidade para até 26 pessoas, entrealunos, professores e oito tripulantes.

O navio tem por principal objetivo contribuir para o aprendizado dos alunos nas atividades práticas relacionadas àsciências do mar, além de servir de plataforma para pesquisas. Com ele, os alunos poderão operar e manusear equipamentos, coletar dados, armazenar amostrase, principalmente, se ambientar a bordo de uma embarcação de pesquisa.

O Ciências do Mar II é um laboratório de ensino e pesquisa que visa atender àsdemandas das instituições de ensino do Maranhão e Piauí e da região Norte dopaís, garantindo que o estudante realize atividades práticas no mar, e que contribua para a sua formação profissional, por meio do contato direto comrotinas de bordo, inter-relacionadas com outras atividades curriculares doscursos de ciências do mar.

A embarcação será coordenada pelo Instituto de Ciências do Mar daUniversidade Federal do Maranhão (ICMar-UFMA), criado em outubro de 2017,com o objetivo de proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio decursos de graduação e de pós-graduação das Universidades do Maranhão e Piauíeas da região Norte, além de atender à formação de recursos humanos na área
de ciências do mar.

O navio dispõe de equipamentos de alta tecnologia que possibilitarão àsUniversidades um importante espaço na tomada de decisão acerca do crescimento sustentável de atividades como as portuárias e de EngenhariaCosteira, a serem desenvolvidas nas regiões atendidas. O projeto contemplará quatro navios. O primeiro está na FURG, o segundo, aquina UFMA, e o terceiro e quarto ficarão nas Universidades Federais Fluminense ede Pernambuco.

Com Informações da ASCOM/UFMA

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x