SÃO LUIS – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu um significativo salto de qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços resultaram dos investimentos realizados pela atual gestão, nessas áreas estratégicas. Hoje, a comunidade acadêmica da UFMA estuda, pesquisa, trabalha e interage em uma Universidade que disponibiliza 24 horas as mais avançadas tecnologias de educação, gestão e produção.
A Instituição também está mais segura, transparente e democrática e a oferta de cursos a distância de graduação e pós-graduação ultrapassou fronteiras e posicionou a UFMA entre as melhores universidades do país nessa modalidade de ensino. Na semana passada, esses e outros avanços foram divulgados pela atual gestão, durante o XV Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior – WTICIFES 2023, em São Luís-MA.
Com o tema “TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação”, o evento foi sediado pela UFMA e reuniu gestores e profissionais da área de tecnologia da informação de várias universidades brasileiras para discutir temas do setor, apresentar experiências de sucesso e novos resultados. Na ocasião, o reitor Natalino Salgado destacou que a Tecnologia de Informação é uma poderosa ferramenta para promover mudanças em vários setores, como o da educação.
“A TI impulsiona a transformação digital nas instituições de ensino superior, permitindo uma educação mais acessível, inclusiva e eficiente”, afirmou o Natalino Salgado. Segundo o reitor, o cenário pandêmico de COVID-19 mostrou a relevância da tecnologia como um instrumento que permitiu que muitas atividades pudessem continuar, mesmo dentro do cenário de um distanciamento social imposto repentinamente”, observou o gestor da UFMA.
Desafios – Segundo o reitor, “diante de um contexto de incertezas durante a pandemia e nos dias atuais, foi notório que a Universidade vem investindo de maneira significativa no processo de transformação digital, melhorando processos, implantando novos sistemas, investindo em capacitações e cuidando das pessoas. Instituirmos várias soluções e ferramentas inovadoras de colaboração para Universidade enfrentar a Pandemia da Covid-19”, disse Natalino Salgado.
Entre esses avanços, estão disponíveis à comunidade acadêmica, o e-mail institucional, Office 365, Matlab, Anatomia 3D, Sistema Eletrônico de Informações, novos módulos dos SIGS para atender ensino, pesquisa e extensão, e muitas outras áreas de maneira transversal. E o trabalho não para. O Consun aprovou recente o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação que consolida toda a estratégia e os investimentos que estão sendo feitos em Tecnologia e Transformação Digital da UFMA, bem como ações que vão desde segurança da informação e gestão por processos.
Evolução digital – “Vivemos um período marcado pela rápida evolução tecnológica digital, a educação, como pilar fundamental para o desenvolvimento humano e social, não fica alheia a esse contexto. Nós, como agentes de mudança, temos a responsabilidade de explorar todas as possibilidades que a tecnologia nos oferece para criar um futuro educacional mais inclusivo, acessível e inovador. Unidos, podemos transformar a educação por meio das TIC como estratégia, capacitando os estudantes a enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais digital e preparando-os para construir uma sociedade mais justa, igualitária e próspera. É imprescindível que as instituições de ensino superior estejam preparadas para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas TIC, a fim de promover uma transformação digital verdadeiramente significativa. É importante ressaltar que a implementação da transformação digital na educação não se resume apenas à adoção de tecnologias. É fundamental garantir a infraestrutura adequada, com acesso à internet de qualidade e dispositivos tecnológicos nas instituições de ensino superior, de modo que nenhum estudante, técnico ou docente seja excluído dessa transformação digital”, afirmou o reitor.
Em seu discurso na solenidade de abertura do Workshop, o reitor convidou os profissionais de TI para que busquem transformar essas experiências discutidas durante o evento em ações concretas em suas instituições. “Acredito que juntos podemos fazer a diferença e contribuir para o avanço da educação e da tecnologia em nossas IFES. Que possamos sair daqui com novas ideias, energias renovadas e um compromisso ainda maior com a transformação digital na educação”, finalizou Natalino Salgado.
BNC Educação