Submissão de trabalho para o Boletim PETBio vai até o dia 29

GRANDE ILHA – Criado em 2007 pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia da Universidade Federal do Maranhão, o Boletim PETBio está com inscrições de trabalhos abertas de sua 52ª edição até o dia 29 de maio. Com divulgação trimestral por meio eletrônico, o boletim tem como público-alvo estudantes do campo das ciências biológicas e áreas relacionadas de cursos de graduação e pós-graduação de qualquer instituição de ensino superior (IES).

O objetivo do periódico é estimular a vivência dos alunos no que tange ao jornalismo científico, buscando uma metodologia que incentive a leitura, a capacidade de interpretação e síntese, expressão de opinião e desenvolvimento do senso crítico.

Segundo Leonardo Dominici Cruz, docente do Departamento de Biologia da UFMA e tutor do PET, esse projeto é constituído por um artigo de revisão escrito pelos membros do grupo, que contém ensaios sobre temas recentes, opiniões, entrevistas, divulgação de linhas de pesquisa da Universidade e de outras IES, além da divulgação de eventos importantes da área acadêmica.

“O Boletim PETBio é um meio onde também professores e demais pesquisadores têm a oportunidade de desenvolver a prática da redação de artigos científicos, a crítica, a expressarem suas ideias, pontos de vista, habilidade de interpretação e síntese. E todo esse processo tem por base a prática da leitura e a pesquisa bibliográfica. Outra contribuição aos estudantes que participam do projeto dá-se na formação do currículo, como seleções de programas de pós-graduação”, informou.

Ele ainda explicou que o processo de edição do Boletim está subdividido em comissões, como forma de facilitar o processo de gerenciamento. “A comissão científica é responsável por todo o processo de revisão, bem como por analisar se o texto submetido é adequado ao escopo e às normas da publicação. Já a comissão editorial tem por atribuições o processo de edição e montagem do documento. A revisão final fica a cargo do tutor do PET Biologia”, esclareceu.

Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição para submeter seus textos acadêmicos e científicos. As regras para submissão dos trabalhos constam no site do PET. Para mais informações, consulte o Instagram do PET Biologia, ou envie e-mail para petbioufma@gmail.com. Para acessar as edições anteriores do Boletim PETBio, acesse a plataforma do grupo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x