Reitora da UFMA recebe o Navio Ciências do Mar II em solenidade na Base da Capitania dos Portos, no terminal Ponta da Espera

GRANDE ILHA –  Em uma cerimônia em que compareceram cerca de 350 pessoas, a UFMA recebeu, na manhã desta terça-feira, 14, do Ministério da Educação e da Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar da Marinha do Brasil, o Navio Ciências do Mar II, que servirá como laboratório para os cursos ligados à área de ciências do mar, como Oceanografia, Engenharia de Pesca, Geografia, Biologia, entre outros. A cerimônia de entrega ocorreu na Base da Capitania dos Portos, na Ponta da Espera, com a presença de reitores das diversas Instituições do Piauí e da região Norte, professores, técnicos, alunos, colaboradores da Universidade e integrantes da Marinha. Durante a solenidade, o ministro da Educação, Rossieli Soares, e as reitoras da Federal do Maranhão, Nair Portela, e do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral, assinaram o termo de doação do navio.

Após a assinatura do termo, as autoridades realizaram o descerramento da placa, realizaram o batismo do Ciências do Mar II com a tradicional quebra de um champanhe no casco do navio, além do hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e da UFMA. Os hinos do Brasil, Louvação de São Luís e da Marinha foram executados pela banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva.

A embarcação tem capacidade para 26 pessoas, entre alunos e professores, além de oito tripulantes. Sob gestão da UFMA e coordenado pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade, o navio facilitará as aulas práticas e a formação dos estudantes de ciências marítimas, permitindo o anseio e a operação de equipamentos de uso rotineiro em atividades científicas, como coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e de dados. O Ciências do Mar II beneficiará alunos e professores das instituições da região Norte do Brasil, além do Maranhão e do Piauí.

Esta é a segunda embarcação do Projeto “Laboratório Flutuante” de iniciativa da FURG, a ser entregue. O primeiro foi inaugurado no ano passado e está sob gestão da FURG, enquanto que os navios III e IV ficarão sob custódia das Universidades Federais Fluminense e de Pernambuco, respectivamente.

Mais detalhes: http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=52499

Imagem: Marcus Elicius

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x