PSD abre mão do Turismo, aceita Pesca e terá três ministérios

BRASÍLIA – O PSD será contemplado com três ministérios no novo governo Lula. Em reunião realizada nesta quarta-feira com o presidente eleito, o presidente do partido, Gilberto Kassab, e os líderes do partido na Câmara e no Senado aceitaram as três pastas oferecidas pelo petista. Duas delas já eram dadas como certas – Minas e Energia e Agricultura -; a surpresa ficou por conta da terceira, o Ministério da Pesca.

O partido queria o Turismo, mas o ministério deve ser utilizado por Lula para fechar com outra legenda aliada. Para a Pesca, o PSD indicou o deputado e ex-líder André de Paula (PE). Os senadores Carlos Fávaro (PSD-MT) e Alexandre Silveira (PSD-MG) devem ficar com Agricultura e Minas e Energia, respectivamente. Com isso, a sigla terá o mesmo número de ministérios que o MDB.

A oferta do Ministério da Pesca frustrou a bancada na Câmara, que preferia uma pasta de maior peso e visibilidade política. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), postulava a nomeação do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) para o Turismo. O nome dele, no entanto, enfrentou resistência dentro do PT por causa do histórico de oposição do parlamentar ao partido no estado.

Parlamentares do PSD atribuem à futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, o veto ao nome do deputado fluminense. Eles afirmam que pesou contra a indicação de Pedro Paulo a acusação feita contra ele pela ex-esposa de violência doméstica. O inquérito foi arquivado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal.

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x