PAÇO DO LUMIAR – A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou um seminário para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre Fibromialgia, que contou com a parceria da Associação Maranhense de Fibromialgia.
O objetivo foi conscientizar os profissionais que trabalham na área da saúde quanto ao acolhimento dos pacientes com Fibromialgia, além de orientá-los sobre acompanhamento médico, informações sobre direitos e deveres desses pacientes.
Paço do Lumiar tem uma rede de apoio, formada por coordenador, assistente social, nutricionista e farmacêutico. Além disso, o Município também conta com a Lei 797/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento prioritário às pessoas com Fibromialgia em órgãos públicos e empresas privadas.
A prefeita Paula Azevedo ressaltou os grandes avanços que Paço do Lumiar vem experimentando na área da Saúde. “A implantação da Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do atendimento prioritário às pessoas com Fibromialgia em órgão públicos e empresas privadas é um desses avanços em nossa gestão. O cuidado e o diagnóstico preciso da doença contribuem significativamente com a qualidade de vida desses pacientes. A nossa meta é fazer com que todos que trabalham no Sistema de Saúde de Paço do Lumiar sejam qualificados e preparados para atender os pacientes com a maior eficiência possível”, resumiu a prefeita Paula.
Para a secretária da SEMUS, Danielle Pereira Oliveira, a qualificação dos profissionais faz parte do alinhamento das ações realizadas na pasta da Saúde. “Estamos trabalhando com a melhoria constante no atendimento médico, principalmente para pacientes que precisam de assistência especializada como é o caso dos pacientes com Fibromialgia. E somente com a capacitação desses profissionais podemos conseguir êxito para um diagnóstico preciso”, pontuou a secretária Danielle.
A coordenadora da Assistência Farmacêutica da SEMUS, Glenda Fabrícia dos Santos Sousa, disse que o evento visou a conscientização sobre a temática para toda a rede de atenção básica do município. “É importante que todos nós que compomos a rede estejamos alinhados quanto às informações e fluxos de serviços ofertados para esses pacientes, e que as informações possam ser repassadas para eles com segurança”, finalizou Glenda.
BNC Política