Prefeitura promove ação de conscientização ambiental com alunos da rede municipal

Na Semana da Criança, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realiza ação de educação ambiental com alunos da Educação Infantil e Básica da rede pública da capital. Na terça-feira (10), estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco, receberam lições de educação ambiental, preservação do meio ambiente, sustentabilidade, descarte correto de resíduos sólidos, além de aprenderam para que servem e o que são os Ecopontos de São Luís. A ação continua nesta quarta-feira (11), na U.E.B. Jornalista Neiva Moreira, no Bequimão.

Durante o período matutino, alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de São Luís estão tendo uma aula bem diferente. Eles estão assistindo palestra bem divertida com a participação de palhaços que estão ajudando a apresentar os Ecopontos às crianças. De forma lúdica os pequenos estão aprendendo que os Ecopontos são espaço para o descarte ambientalmente adequado de materiais que, geralmente, são jogados em terrenos baldios, como móveis velhos, restos de material de construção, capina doméstica, resíduos que geralmente não são levados pela coleta regular.

Elas estão aprendendo ainda que materiais recicláveis devem ser separados e entregues em um dos sete Ecopontos já em funcionamento em São Luís para que sejam reaproveitados pelas cooperativas de catadores que coletam esse material. Com isso, os Ecopontos, além de protegerem o meio ambiente e darem a destinação adequada aos resíduos sólidos, ainda geram renda para diversas famílias.

Na quarta-feira (11), estas lições serão repassadas aos alunos da UEB Jornalista Neiva Moreira, no Bequimão. A atividade é uma continuidade do trabalho que foi iniciado quando da inauguração do Ecoponto Residencial Esperança, entregue pelo prefeito Edivaldo dia 18 de setembro, quando os alunos conheceram o espaço e aprenderem mais sobre o descarte correto de materiais recicláveis entre outros, além de sustentabilidade.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, este trabalho vai ser realizado em escolas do entorno dos sete Ecopontos já em funcionamento – Bequimão, Avenida dos Africanos, Angelim, Jardim América, Turu, Jardim Renascença e Residencial Esperança. “Agora, além de levar os estudantes para conhecer os Ecopontos, vamos até as escolas trabalhar estas noções de forma mais didática, falando de forma leve sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente, como tratar adequadamente os resíduos, entre outras lições importantes que certamente eles repassarão aos pais”, destacou Carolina Estrela.

SÃO FRANCISCO

Quando foi inaugurado o Ecoponto Jardim Renascença, os alunos da U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves, do São Francisco, também puderam conhecer o local. Nesta terça-feira (10), eles foram os primeiros a participar da ação que está sendo realizada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Durante a visita, os estudantes levaram material reciclável como plástico, vidro e papel para serem descartados no Ecoponto Jardim Renascença.

Durante a palestra, os alunos receberam com muita empolgação os palhaços Ribuliço e Xorumela e entre uma piada e outra eles prestaram muita atenção nas explicações sobre o que são Ecopontos e que tipo de resíduos podem ser descartados, além da destinação que o material descartado nos locais recebem.

Hellen Cristinny de Sousa estava entre as mais empolgadas com a apresentação da dupla de palhaços. “É muito bom quando a gente tem uma aula diferente porque a gente aprende melhor. Eu não sabia que dava para fazer sabão com o óleo de cozinha reciclado”, disse a estudante.

Carolina Estrela destaca a importância desta atividade com os estudantes, informando que crianças são multiplicadoras de informações novas. “As crianças são bem mais curiosas que os adultos e repassam tudo o que aprendem para eles. Certamente elas chegarão em casa e contarão aos pais que tiveram uma aula diferente”, destacou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

Onde já tem Ecopontos?
– Ecoponto da Avenida dos Africanos
Avenida dos Africanos, s/nº, Bairro de Fátima, entrada do Parque Amazonas;
– Ecoponto do Angelim
Rua 27, s/nº (antes do Makro, próximo ao Restaurante Chico Noca);
– Ecoponto do Bequimão
Avenida 1, s/nº, Bequimão;
– EcopontoTuru
Travessa G, s/nº, Habitacional Turu;
– Ecoponto Jardim América
Avenida 03, s/nº, Jardim América (Ao lado da União de Moradores)
– Ecoponto Jardim Renascença
Rua Netuno, próximo à Paróquia de São Paulo Apóstolo
-Ecoponto Residencial Esperança
Rua Doutor Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança
Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
De segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x