Prefeitura de São Luís intensifica combate ao Aedes aegypti

GRANDE ILHA – A Prefeitura de São Luís está com todo o seu efetivo de agentes de endemias nas ruas da capital para intensificar o trabalho preventivo de combate ao mosquito Aedes aegypti, visando reduzir ainda mais os casos das doenças transmitidas pelo inseto, principalmente durante o período chuvoso. Para isto, mais de 300 agentes estão fazendo diariamente visitas domiciliares nos sete distritos de saúde da cidade.

As ações preventivas realizadas pelos agentes de endemias consistem no trabalho de tratamento dos depósitos vulneráveis à proliferação do Aedes aegypti, inspeção aos locais suscetíveis à criação do mosquito, colocação de hipoclorito de sódio em depósitos de água, entre outras ações. Além de atividades educativas para orientar a população sobre como combater a infestação do mosquito e se proteger das doenças transmitidas pelo inseto, entre elas dengue, febre chikungunya e zyka vírus.

O resultado positivo do trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura de São Luís pôde ser verificado no último boletim epidemiológico concluído pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que aponta uma redução significativa no número de casos de dengue na capital, em 2107, em comparação ao ano anterior. Em 2016, foram registrados 4.749 casos; já no ano passado esse número caiu para 958 casos notificados, uma queda de aproximadamente 80%, uma demonstração do compromisso do prefeito Edivaldo com a área da saúde

“Esse é um trabalho que realizamos o ano inteiro, mas que intensificamos próximo e durante o periodo de chuva com visitas a imóveis, ferro-velho e borracharia. O objetivo da ação é identificar possíveis criadouros”. disse o secretário da Semus, Lula Fylho.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Terezinha Lobo, destacou que a Prefeitura segue trabalhando em ações efetivas e intensivas de combate ao mosquito. “Os bairros recebem continuamente atividades emergenciais no período de sazonalidade, que vai de janeiro a junho, mais propício à proliferação das doenças causadas pelo Aedes, e também ações de rotina durante o ano todo”, observou .

As ações se estendem ainda às universidades e unidades de ensino municipais e estaduais por meio do programa Saúde na Escola (PSE). As ações educativas contemplam palestras e trabalho de orientação junto à comunidade escolar, estimulando o engajamento de todos no trabalho de combate ao mosquito.

Para o desenvolvimento das ações preventivas às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Prefeitura de São Luís realiza ainda capacitação permanente para enfermeiros e médicos, palestras para alunos das universidades parceiras do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses Transmitidas pelo Aedes aegypti; realiza busca ativa dos casos nas unidades de saúde; visitas às unidades de saúde para esclarecimento sobre notificações; faz investigação domiciliar de todos os óbitos suspeitos por arboviroses; orientação sobre acolhimento e classificação de risco; coleta de sangue hospitalar e domiciliar; palestras sobre o teste rápido para zika, entre outras ações.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x