Prefeitura de Morros/MA é investigada em esquema de fraude de PIX que movimentou R$ 21 milhões

MORROS – Uma operação policial nacional desencadeada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Distritro Federal – DF, resultou na prisão de uma quadrilha especializada em fraudes no sistema de PIX, movimentando cifras milionárias. A investigação revelou um esquema que causou prejuízos na ordem de R$ 21 milhões, com a participação de cinco prefeituras, incluindo a Prefeitura de Morros, no Maranhão.

O grupo criminoso agia adulterando o QR Code do PIX em guias de arrecadação do Banco do Brasil. A vulnerabilidade explorada na plataforma permitia a manipulação dos valores, levando a situações em que guias de milhões de reais eram pagas com quantias insignificantes, como 30 centavos. Os criminosos ostentavam um estilo de vida extravagante, documentado em vídeos onde celebravam o sucesso do golpe.

A operação deflagrada hoje resultou na prisão de 10 suspeitos e na execução de 19 mandados de busca e apreensão em nove estados e no Distrito Federal. A investigação aponta que o esquema envolvia diversas prefeituras, que emitiam guias fraudulentas e ficavam com metade dos valores. Posteriormente, um núcleo financeiro utilizava empresas laranjas para movimentar o dinheiro obtido ilicitamente.

Além da Prefeitura de Morros, no Maranhão, outras quatro prefeituras estão sob investigação: Ubaitaba, na Bahia; Serra do Navio, no Amapá; Jacinto, em Minas Gerais; e Corizal, no Mato Grosso. Segundo as autoridades, as prefeituras emitiam as guias fraudulentas e se beneficiavam diretamente do esquema criminoso.

Os envolvidos enfrentarão acusações que incluem furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. As penas previstas para esses crimes podem chegar a até 20 anos de prisão.

Fonte: Folha do Maranhão

BNC Municípios

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x