Prefeito de São Luis vistoria obras de infraestrutura na Vila Brasil e Jardim São Cristóvão

GRANDE ILHA – O prefeito Edivaldo está expandindo as obras de infraestrutura urbana para novos setores da capital. Na manhã desta sexta-feira (24), o gestor acompanhou os trabalhos na Vila Brasil e no Jardim São Cristóvão II, em mais um dia de vistoria a obras de pavimentação asfáltica de vias realizadas por meio do Programa Asfalto na Rua, ação executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Os serviços integram o pacote de ações da Prefeitura por ocasião dos 406 anos de fundação de São Luís, celebrados dia 8 de setembro.

 “Estamos acompanhando de perto os trabalhos de infraestrutura realizados em dezenas de bairros da nossa cidade, verificando o andamento dos serviços e todas as etapas de execução das obras. Parte dessa região aqui sofria com alagamentos constantes e também enfrentava problemas de mobilidade urbana. Com esses serviços, estamos proporcionando uma nova realidade a essa região, atendendo a anseios antigos da comunidade de viver com melhor estrutura em sua rua, em seu bairro”, afirmou Edivaldo que estava acompanhado dos secretários municipais Antonio Araújo (Obras e serviços Públicos) e Ivaldo Rodrigues (gestão política). Os vereadores Raimundo Penha e Osmar Filho também estavam presentes. 

A primeira obra vistoriada pelo prefeito Edivaldo foram os serviços de terraplanagem realizados na Rua 31-A do Jardim São Cristóvão II, que está estruturando a via para receber, pela primeira vez, a pavimentação asfáltica, em mais de 40 anos de existência do bairro. A Rua 31-A é mais uma das dezenas de vias da região do Jardim São Cristóvão a receber melhorias em sua infraestrutura urbana, a exemplo do que já foi realizado também nas ruas 31 de Dezembro, Nunes Freire, Nova Jerusalém, Piquizeiro, São Cristóvão, Avenida 3, entre outras.

Do Jardim São Cristóvão II, o prefeito e sua equipe seguiram para a Vila Brasil, onde acompanharam os serviços de pavimentação asfáltica executados na Rua do Sítio, mais uma via do bairro contemplada por melhorias em sua infraestrutura. Ainda na Vila Brasil, Edivaldo também verificou os serviços de concretagem já realizados nas ruas Guanabara, Barão de Tefé, Getúlio Vargas e Tiradentes. A concretagem feita nesses pontos integra os serviços de drenagem superficial realizados para melhorar estruturar as vias para os impactos causados pelas fortes chuvas.

Na Avenida Tiradentes, uma das principais vias de fluxo da Vila Brasil e que há cerca de 10 anos não recebia qualquer serviço de pavimentação, foi concluído o trabalho de asfaltamento. No local também foram construídas sarjetas, passagem molhada, meios-fios e calçamento em concreto, nos pontos mais propícios a alagamentos. Entre as vias da Vila Brasil que também já receberam asfalto estão as ruas Epitácio Cafeteira, 25 de Fevereiro, Coelho Neto e Raimundo Cutrim, entre outras.

BENEFÍCIOS

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, além dos benefícios proporcionados à mobilidade urbana e à melhoria da qualidade de vida e de moradia da população, as intervenções realizadas na Vila Brasil e no Jardim São Cristóvão vão ajudar também a dinamizar a área, que passará a ter melhor infraestrutura para atender também outros setores como saúde e saneamento.

“A urbanização do bairro Vila Brasil vai promover o desenvolvimento social da região que faz essa interligação com os bairros São Bernardo, São Cristóvão e Parque Sabiás. Após a conclusão da obra, o cenário de alagamentos, restrições na mobilidade urbana, ruas enlameadas e saneamento básico precário dará lugar a um novo ambiente para seus moradores, com mais infraestrutura urbana, vias bem estruturadas e iluminadas, entre outros aspectos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Antonio Araújo.

Moradora há mais de 35 anos da Rua do Sítio e convivendo com todo o tipo de problema causado pela falta de infraestrutura urbana, a aposentada Maria Cleide Costa da Silva, 61 anos, diz que começa a viver dias melhores com a chegada do asfalto em sua rua. “Lutamos para ver esse serviço sendo realizado aqui, mas tudo não passava de promessa. Agora, sim, estamos vendo o trabalho avançar não somente aqui na nossa rua mas em diversas outras vias do nosso bairro”, disse.Maria Cleide Costa é moradora da Vila Brasil há mais de 35 anos e está feliz com a chegada do asfalto ao bairro

Feliz também com a chegada do asfalto à Rua do Sítio, na Vila Brasil, o autônomo José Evangelista Rocha Veras, 60 anos, relata as suas expectativas de viver agora em rua  melhor. “Eu fico até emocionado em ver que, enfim, chegaram os serviços que tanto desejamos e esperamos. Era necessário mesmo aparecer um gestor comprometido como o prefeito Edivaldo, para realizar esse grande sonho de todos os moradores da rua”, relatou ele.

Uma das moradoras mais antigas da Rua 31-A, no Jardim São Cristóvão II, a técnica de enfermagem Nelita Gomes, 51 anos, comemora as benfeitorias executadas pela Prefeitura em sua bairro. “Aqui sempre foi um transtorno, principalmente no período chuvoso, quando toda a rua virava um lamaçal só. Mas agora estamos todos muito felizes e esperançosos de dias melhores aqui”, disse.

ASFALTO NA RUA

As intervenções na Vila Brasil e Jardim São Cristóvão, onde o prefeito Edivaldo realizou vistoria a obras nesta sexta-feira (24), integram as ações do programa Asfalto na Rua, executado pela Prefeitura de São Luís. A iniciativa inclui implantação de nova pavimentação em centenas de vias da cidade, contemplando bairros de todas as regiões da capital.

O Asfalto na Rua já contemplou os bairros Anjo da Guarda, Gancharia, Cohaserma, Bela Vista, Primavera, Parque Shalon, Coelho Neto, Jardim São Cristóvão, João de Deus, São Bernardo, Parque Atenas, Estiva, entre outros; além das avenidas Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche e Avenida Principal do Jardim América; Estrada do Gapara e Estrada da Vitória; via de contorno da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e outros pontos.

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x