Pré-candidata a prefeita em Bacabeira é vítima de ataques de fake news após ação do MP contra a Prefeitura

BACABEIRA – A ex-vereadora e pré-candidata a prefeita de Bacabeira, Kellyane Calvet (União Brasil) tem sido alvo de uma das mais intensas campanhas de fake news já vistas no município nos últimos anos.

Logo após o Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurar um processo administrativo, com o objetivo de investigar contratações supostamente irregulares feitas pela prefeita Fernanda Gonçalo (PMN), as redes sociais da cidade receberam uma enxurrada de informações atribuindo à pré-candidata a decisão de suspensão das contratações feita pelo órgão de justiça.

No dia 19 de fevereiro deste ano, o MPMA, sob coordenação da promotora Fabíola Fernandes Ferreira, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rosário, ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade, contra uma lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, autorizando o Executivo a contratações temporárias na Educação, com suposta vantagem eleitoreira em um ano de eleições municipais. A contratação irregular sem a realização de concurso público pode ser caracterizada como ato de improbidade administrativa previsto pelo artigo 11, da lei 8.492/92. De acordo com a ação ingressada, “não há fundamentações plausíveis para a municipalidade considerar a contratação temporária para funções de natureza contínua e permanente”.

A administração da prefeita Fernanda Gonçalo tentou inchar a máquina pública com 397 vagas na Secretaria Municipal de Educação, sendo mais da metade desse número apenas para os cargos de Professor (Educação Infantil/Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). E somente para os cargos de Cuidador estavam destinadas 242 vagas.

Com objetivo de distorcer o fato, uma ação foi orquestrada com uma enxurrada de mensagens falsas nas redes sociais da cidade acusando a pré-candidata Kellyane Calvet de “proibir contratos e desempregar o povo de Bacabeira” e até de ser a “culpada” pelas aulas não terem sido iniciadas em algumas escolas, que estão sem funcionar, mas não por falta de funcionários.

Kellyane é ex-vereadora e teve uma atuação marcada por bastante coragem no Parlamento municipal. É um alvo preferencial para a oligarquia Gonçalo na disputa eleitoral local, onde o grupo político dominante resolveu empurrar goela abaixo da população, a sobrinha do marido da prefeita de Bacabeira, o também prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, Naila Gonçalo, uma forasteira na cidade, filha da ex-prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo.

Há quem repita o velho e bom ditado: “só se joga pedras em árvores que dão frutos”, afirmando que, em Bacabeira, os ataques à opositora da gestão Gonçalo significam que a pré-candidata está incomodando e crescendo nas intenções de votos.

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x