NTI expande o serviço de videoconferência para os câmpus do interior

GRANDE ILHA – O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal do Maranhão tem intensificado a realização de videoconferências, com o objetivo de aproximar e melhorar a comunicação entre os câmpus e subsidiar atividades de vários departamentos da Cidade Universitária. No ano de 2017, foram realizadas aproximadamente 180 conferências, uma média de 15 conferências por mês.

O NTI dispõe de duas tecnologias para a realização das conferências: a webconferência, que possui uma estrutura mais simples, sendo necessário apenas o computador e a webcam; e a videoconferência, que exige maior estrutura, com o uso de equipamentos mais sofisticados.

As duas tecnologias trazem, para além da comunicação entre os câmpus do interior, a possibilidade de comunicação com qualquer instituição do país e do mundo. Agregada a isso está a vantagem de evitar o deslocamento físico, uma vez que a tecnologia permite a interação e o compartilhamento de informações em tempo real. 

Segundo o diretor do NTI, Santana Netto, são realizadas melhorias para expandir e aperfeiçoar o serviço na universidade: “Nosso objetivo é atender todos os câmpus do interior, com aquisição de novos equipamentos como webcam, computadores e caixas de som”.

Ele também relevou que há esforços para a infraestrutura de videoconferência. “Também buscamos a criação de salas de videoconferência e a compra dos terminais, um para cada câmpus, para proporcionar maior qualidade nas comunicações”, completou. 

Parte das 180 reuniões por videoconferência realizadas no ano passado foi para defesa de teses de mestrado e doutorado. A tecnologia oferecida pela UFMA permitiu que algumas dessas apresentações tivessem a participação, em tempo real, de pesquisadores de universidades da Nova Zelândia, Austrália, França e Inglaterra.

Para 2018, além da implantação de estrutura de videoconferência para todos os câmpus, o NTI almeja a construção de uma segunda sala de videoconferência em São Luís, com capacidade para 30 pessoas.

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Maiara Pacheco
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Nathália Ribeiro

BNC Geral

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x