Março Lilás: Prefeitura de Raposa promoveu o dia “D” com ações de combate ao câncer de colo do útero

RAPOSA – A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu nesta terça-feira, 28, na Unidade Básica de  Saúde da Vila Bom Viver, o dia “D” com ações de combate ao câncer de colo do útero. As ações fazem parte da campanha Março Lilás, que tem o objetivo de discutir os riscos e incentivar a prevenção da doença no município. Na ação, foram realizados 60 preventivos e 240 testes rápidos.

Na ocasião, houve uma palestra sobre a importância do preventivo para a saúde das mulheres, ministrada pela Drª. Clarice Maria Moraes Silva, médica da UBS da Vila Bom Viver.

A diretora da UBS, Sâmia Rabelo, ressaltou que o principal exame que pode detectar a doença é o Citopatológico (Papanicolau ou preventivo, como é mais comumente conhecido), disponível de forma gratuita nas Unidades de Saúde da Raposa.

“Esse trabalho é de coleta de preventivo, durante esse mês, nossa intenção é incentivar as mulheres, principalmente com idade entre 25 a 64 anos, que já tiveram relações sexuais, a procurarem uma Unidade de Saúde para realizarem o exame”, enfatizou.

A pescadora Érica Dias Guedes, que foi até a Unidade de Saúde para fazer seu exame preventivo, declarou que achou muito importante a iniciativa da prefeitura com as mulheres de Raposa. “Achei a iniciativa muito válida, é fundamental que as mulheres tenham esse cuidado, prevenir ainda é o melhor remédio”, finalizou.

BNC Municipios

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x