Mais de cem entidades convocam nova manifestação em defesa da democracia

BRASÍLIA – Representantes de mais de 100 movimentos sindicais e populares com atuação nacional participaram, nesta segunda-feira (09), de reunião ampliada para discutir iniciativas de “vigilância e mobilização social” em defesa da democracia, após apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) depredarem o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional e destruírem patrimônios históricos no último domingo (8), em Brasília.

Diante da situação de agravo, o grupo convoca nova manifestação em defesa da democracia para o próximo domingo (15), em Brasília, afirmando que é preciso “fortalecer a organização e a mobilização sindical e popular” a fim de combater “ataques criminosos praticados contra a democracia” pela extrema-direita golpista. O horário ainda não foi definido.

As entidades pedem ainda a “punição dos responsáveis pelos ataques às instituições e pela conivência das forças de segurança e defesa” ao não conter os extremistas.

O grupo também pretende construir, em diálogo com lideranças de outras organizações, “um ato de desagravo da sociedade civil brasileira em defesa da democracia e do Estado de direito” que deverá acontecer em Brasília mas sem data definida.

Leia a íntegra:

Realizamos nesta segunda-feira (09) reunião ampliada com a participação de mais de uma centena de movimentos sindicais e populares com atuação nacional com o objetivo de discutir as iniciativas de vigilância e mobilização social em defesa da democracia e das instituições frente aos atos golpistas e criminosos que depredaram a sede dos três poderes da república no último domingo em Brasília.

Abaixo uma síntese da discussão e dos encaminhamentos:

  1. Saudamos, em primeiro lugar, a pronta resposta e mobilização dos movimentos populares, sindicais e da militância social do campo democrático e progressista que realizaram importantes manifestações na noite desta segunda-feira (9) em mais de 100 cidades no Brasil e no exterior, em defesa da democracia no Brasil e da punição dos responsáveis pelos crimes praticados no último domingo.
  2. Reafirmamos o mais veemente repúdio de toda a sociedade civil brasileira comprometida com os valores democráticos diante dos atos golpistas e criminosos praticados no último domingo (8) em Brasília, como a manutenção do estado de vigilância e mobilização permanente em defesa da democracia, do governo eleito pelo voto popular e da punição dos responsáveis pelos ataques às instituições e pela conivência das forças de segurança e defesa.
  3. Orientamos a representação das organizações nos estados a promover plenárias amplas e unitárias a fim de fortalecer a organização e a mobilização sindical e popular, bem como intensificar o diálogo com a população e a classe trabalhadora nas redes, territórios e locais de trabalho e a denúncia dos ataques criminosos praticados contra a democracia que explicitam o caráter fascista e autoritário da extrema-direita brasileira.
  4. Convocar, conforme definição dos partidos e organizações sindicais e populares do Distrito Federal, nova manifestação em defesa da democracia para o próximo domingo (15) a realizar-se em Brasília no Eixão Sul na altura da Superquadra 108.
  5. Construir, em diálogo com lideranças dos três poderes e demais organizações da sociedade civil, um ato de desagravo da sociedade civil brasileira em defesa da democracia e do Estado de direito a realizar-se em Brasília em data a definir.
  6. Os representantes das operativas dos espaços de articulação unitária devem voltar a se reunir na próxima semana para atualização desses encaminhamentos.

Brasília, 10 de janeiro de 2023.

Fórum das Centrais Sindicais
Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Coalizão Negra por Direitos
Convergência Negra

O documento pode ser acessado aqui.

BNC Brasil

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x