LÁ VEM O GOLPE: Detran-MA alerta usuários para golpe via redes sociais

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) alerta os usuários para mais um golpe que vem sendo praticado, via aplicativo WhatsApp ou ligações telefônicas. Como ocorreu nos Estados do Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Tocantins e Espírito Santo, dentre outros, os golpes são realizados por pessoas que se passam por servidores dos Detrans e prometem de facilidades a serviços irregulares.

A Direção Geral do Detran-MA chama a atenção dos usuários para o golpe, que se dá por meio de mensagens, via celular, ofertando retirada de multas, liberações de veículos e/ou expedição de documentos sem os procedimentos legais pertinentes. Para oferecer os serviços, os golpistas lançam uma mensagem falando que determinada situação já foi resolvida e logo em seguida pedem desculpas pelo envio da mensagem, alegando que se destinava para outra pessoa. Essa é a isca para motivar o interesse de alguém que, se for receptivo, dá ensejo a uma negociação, mediante um prévio depósito bancário. O suposto “serviço” jamais será realizado e como a negociação é sempre decorrente de acerto ilícito, dificilmente, esse valor será reavido pelo depositante.

No Maranhão, o Detran-MA registrou duas ocorrências em 2017 e outra, recentemente, em 2018, quando mensagens semelhantes começaram a circular em redes sociais. De acordo com a Diretora Geral, Larissa Abdalla, assim que o Órgão tomou conhecimento das primeiras veiculações foram registradas ocorrências policiais e aberto inquérito na Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Larissa Abdalla ressalta que os usuários devem ficar atentos para o fato do Detran-MA não oferecer nenhum tipo de serviço em rede social ou grupos de mensagens, como negociar liberação de carros ou ofertar realização de serviços fora dos procedimentos legais. “Conforme divulgamos antes, solicitamos que os usuários fiquem atentos para qualquer mensagem em nome do Detran-MA e não forneçam dado pessoal ou de conta para pagamento, pois ninguém está autorizado a oferecer serviços fora do Órgão”, reforça a Diretora Geral.

O Detran-MA orienta que qualquer pessoa que receber algum contato desta natureza, que traga mensagens que ofereçam benefícios sobre os serviços executados pelo Órgão, deve imediatamente denunciar à Secretaria da Segurança Publica pelo 190 ou pelo Disque-Denúncia 2323-5800 em São Luís e (99) 0300-3135800 nos demais municípios.

Seguem abaixo alguns links de matérias publicadas sobre a prática do golpe em outros Estados:

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2017/02/golpistas-usam-whatsapp-para-tirar-multas-e-habilitacao-do-detran-ap.html

https://www.ecosdanoticia.net.br/2017/07/09/detran-esclarece-sobre-mensagem-com-informacoes-falsas.html

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=319254

https://selesnafes.com/2017/08/como-funciona-o-golpe-do-falso-funcionario-do-detran/

http://oimpacto.com.br/2018/02/05/detran-alerta-sobre-golpe-no-whasapp/

BNC Cidade

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x