SÃO LUIS – No mundo de hoje, ainda enfrentamos desafios significativos quando se trata de alcançar a igualdade de gênero. A violência contra mulheres persiste, o empoderamento feminino é constantemente questionado, a participação das mulheres nas políticas partidárias é desigual e a luta pela igualdade de gênero continua. No entanto, é fundamental fortalecer a defesa, valorização e protagonismo feminino em todo o país. Buscando espaços principamente para tais questões, na cidade de Bacabeira. Diante desse desafio,
“A violência contra mulheres é um problema alarmante que aflige nossa sociedade. Desde a violência doméstica até o assédio sexual e o feminicídio, as mulheres enfrentam ameaças constantes à sua segurança e bem-estar. É essencial que sejamos veementes na condenação desses atos e que trabalhemos juntos para educar, conscientizar e capacitar tanto mulheres quanto homens a fim de eliminar a violência de gênero. Destacou kellyane, em sua participação no Fórum.
Foi assinado durante o eventeo, decreto que institui o programa Viva Mulher Maranhense, lançado o III Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e anunciada a implantação de mais 17 unidades da Casa da Mulher da Maranhense. Também foram assinados três termos de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e outros órgãos estaduais.
Além do governador do Maranhão, Carlos Brandão, acompanhando da primeira-dama, Larissa Brandão; também participaram da solenidade as ministras de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves; dos Povos Originários, Sônia Guajajara; o ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias; a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB); e a titular da Semu, Abigail Cunha.
O governador Carlos Brandão destacou a importância das novas ações anunciadas pelo seu governo. “Precisamos interiorizar as ações para garantia dos direitos das mulheres. Por isso, vamos construir mais 17 unidades da Casa da Mulher Maranhense, que serão a porta de entrada para as políticas públicas. Também estamos assinando decretos e termos de cooperação técnica para a implantação de mais ações, pois não basta só o discurso, é preciso implantar ações na prática.
Para Kellyane Calvet, “o empoderamento feminino é um pilar fundamental para a conquista da igualdade de gênero, isso significa proporcionar às mulheres as oportunidades, recursos e o ambiente necessário para que possam desenvolver todo o seu potencial. Investir em educação, promover o acesso a cargos de liderança e apoiar empreendedorismo feminino são algumas das estratégias cruciais para fortalecer a posição das mulheres em nossa sociedade.” Sinaliza a ex-vereadora.
Valorização e protagonismo feminino em todo o país, mas de uma forma especial na nossa cidade de Bacabeira é um compromisso coletivo que exige ações concretas. Devemos combater a violência contra mulheres, promover o empoderamento feminino, aumentar a participação das mulheres nas políticas partidárias e lutar incansavelmente pela igualdade de gênero. Somente quando todos estiverem engajados nessa jornada, poderemos criar um futuro onde todas as mulheres possam fazer parte efetivamente dele, finalizou kellyane Calvet
BNC Política