HU-UFMA realiza ações de incentivo ao aleitamento materno

????????????????????????????????????
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

GRANDE ILHA – O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (BLH/HU-UFMA), a Sociedade Brasileira de Pediatria – MA, a Residência Multiprofissional, a Liga Acadêmica de Amamentação da UFMA (LIAAM), o Comitê Estadual de Aleitamento Materno e a Secretaria Municipal de Saúde, realizarão de 1º a 8 de agosto uma programação especial referente ao “Agosto Dourado”. O mês é destinado à campanha de incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e complementado até os dois anos ou mais.

A programação objetiva dar visibilidade a amamentação como alicerce da vida. O “Agosto Dourado” é uma extensão da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) comemorada oficialmente entre os dias 1º e 7 de agosto. A proposta é fazer com que o tema seja discutido e disseminado durante todo o mês para que informações importantes cheguem a todos, como os avanços mais recentes dos direitos de proteção à maternidade; os benefícios para a mãe e o bebê e as lutas para o fortalecimento da legislação. O tema da Semana Mundial de Amamentação de 2018 é Amamentação: alicerce da vida.

Apesar das taxas iniciais de amamentação serem relativamente altas, apenas 40% de todos os bebês menores de 6 meses são exclusivamente amamentados e só 45% continuam a ser amamentados até os 24 meses de idade. Além disso, existem grandes variações regionais e nacionais nas taxas de amamentação. Se pudéssemos aumentar a amamentação ideal no mundo, poderíamos salvar da morte mais de 823.000 bebês e 20.000 mães.

O marketing agressivo de substitutos do leite materno piora a situação. Para atingir o objetivo da Assembleia Mundial de Saúde (WHA) de chegar a uma taxa de amamentação exclusiva de pelo menos 50% em 2025 será necessário agir de maneira assertiva. Já houve bastante progresso, mas há muito a fazer para preencher a lacuna existente entre as políticas e a sua implementação.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 concentra-se em:

1.    Prevenir a desnutrição em todas as suas formas

A desnutrição pode referir-se tanto à insuficiência de nutrição como também ao excesso de peso e as doenças não transmissíveis associadas. Este duplo fardo da desnutrição tem grandes consequências na saúde de curto e longo prazo.

2.    Garantir a segurança alimentar mesmo em tempos de crise

     A segurança alimentar significa acesso a comida para todas as pessoas em todos os momentos. É afetada pela disponibilidade de alimentos, pelos preços e outros problemas, por exemplo a fome, os desastres naturais, os conflitos e a degradação ambiental.

3.    Quebrando o ciclo da pobreza

A pobreza é afetada por vários fatores, incluindo a fome e desnutrição. A fome leva as famílias pobres a uma espiral descendente e as impede de sair do ciclo da pobreza. A amamentação adequada ajuda a prevenir todas as formas de desnutrição e tem efeitos positivos para crianças e mães, durante toda a sua vida. A amamentação é uma intervenção ambiental inteligente que contribui à segurança alimentar, mesmo em tempos de crise.

Proteger, promover e apoiar a amamentação é crucial para a saúde do nosso planeta e para a população. Além de ser o pilar do desenvolvimento da saúde das crianças, a amamentação é também o alicerce do desenvolvimento de um país. É um grande equalizador social que ajuda a romper o ciclo da pobreza.

PROGRAMAÇÃO 2018

Data

Ação

Local da

intervenção

Equipe

Responsável

01/08/2018

Promoção do Aleitamento materno – esta ação terá como objetivo divulgar os benefícios do aleitamento materno    para    mãe, bebê, sociedade e      ambiente. Informando ainda a importância dos BLH para apoiar, promover e Distribuição        de laços dourados para a comunidade.

 

HALL DE ENTRADA DO MATERNO INFANTIL, ALCON, UTINEO

BLH e LIAAM

02/08/2018

Promoção do Aleitamento materno – esta ação terá como objetivo divulgar os benefícios do aleitamento materno    para    mãe, bebê, sociedade e      ambiente. Informando ainda a importância dos BLH para apoiar, promover e Distribuição        de laços dourados para a comunidade.

HALL DE ENTRADA DO MATERNO INFANTIL, ALCON, UTINEO

BLH e LIAAM

03/08/2018

Mamaço 2018 – O evento deverá ter duração de 3 horas, das 15 às 18 horas e terá como principal objetivo promover o aleitamento materno como o alicerce da vida, para            isso serão desenvolvidas as seguintes atividades: mesa de abertura oficial com gestores locais e convidados, apresentação do coral da residência multiprofissional do HU-UFMA, apresentação da dança materna, exposição de trabalhos científicos sobre aleitamento materno, estandes para divulgar os benefícios do aleitamento materno para mãe, bebê, sociedade e meio ambiente, distribuição de laços dourados para a comunidade a fim de divulgar o “Agosto Dourado”.

Shopping da Ilha

Equipe BLH em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria

05/08/2018

Divulgação Semana Mundial de Amamentação com o Lema: Amamentação é a Base da Vida – O evento deverá ter duração de 3 horas, das 07:00h às 12:30 h e terá como principal objetivo promover o aleitamento materno como o alicerce da vida, para isso serão desenvolvidas as seguintes atividades: apresentação do coral da residência multiprofissional do HUUFMA, apresentação da dança materna, distribuição de laços dourados para a comunidade a fim de divulgar o “Agosto

Dourado”.

Praça Benedito Leite

Equipe BLH, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria.

06/08/2018

Promoção do Aleitamento materno – esta ação terá como objetivo divulgar os benefícios do aleitamento materno para mãe, bebê, sociedade e ambiente. Informando ainda a importância dos BLH para apoiar, promover e proteger o aleitamento                   materno. Distribuição        de        laços

dourados para a comunidade.

HALL DE ENTRADA DO MATERNO INFANTIL, ALCON, UTINEO

BLH e LIAAM

07/08/2018

Blitz da Amamentação – esta ação terá como objetivo divulgar os benefícios da amamentação de maneira lúdica. A blitz ocorrerá nas dependências do HU, onde os funcionários em parceria com o coral da residência multiprofissional e LIAAM cantarão as paródias da

amamentação.

HUUFMA –

Unidade Materno Infantil

Equipe BLH, coral da residência multiprofissional e LIAAM

08/08/2018

Promoção do Aleitamento materno – esta ação terá como objetivo divulgar os benefícios do aleitamento materno para mãe, bebê, sociedade e ambiente. Informando ainda a importância dos BLH para apoiar, promover e proteger o aleitamento materno.

Unidade Saúde da Família AMAR

Liane e LIAAM (M)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.