Haddad é o candidato do PT à presidência da República com aval de Lula

CURITIBA – Por aclamação, a Executiva Nacional do PT aprovou na tarde desta terça-feira (11) a troca da candidatura do ex-presidente Lula pela do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, até então seu vice. Com a substituição, que será oficializada em instantes, a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) passará a compor a chapa.

Como lembrou mais cedo uma apresentadora no palco armado para a formalização do anúncio, são 158 dias de Vigília Lula Livre, acampamento montado nos arredores da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para manifestar apoio ao ex-presidente.

Na pesquisa Datafolha de intenção de voto divulgada na noite de ontem (segunda, 10), Haddad foi o único candidato a crescer acima da margem de erro na estimulada. O petista passou de 4% para 9%, empatado tecnicamente com Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Em vídeo divulgado durante a manhã no Facebook do partido, o nome de Haddad já aparecia sem a legenda de vice. Também durante a manhã, Rui Falcão, o ex-presidente do PT, já havia adiantado o anúncio desta tarde. Em sua conta no Twitter, Falcão lembrou dos 45 anos do golpe militar no Chile e, em seguida escreveu: “Vamos com Haddad, para resgatar a democracia e devolver a soberania ao nosso povo”.

O PT tinha até hoje para substituir Lula, prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao indeferir o registro de candidatura do ex-presidente, que está preso desde abril deste ano na capital paranaense. O petista foi condenado, em segunda instância, a 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Com Informações do Congresso em Foco

BNC Política

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x