GRANDE ILHA – A terceira temporada do projeto “De porto em porto” chega ao Maranhão com espetáculo e instalação “Automákina – Universo Deslizante”, uma realização do grupo de teatro De Pernas Pro Ar, do Rio Grande do Sul. Com apoio da Prefeitura de São Luís, a capital maranhense será a primeira cidade a receber o espetáculo em circulação, na quinta-feira (31), às 19h30, na Praça da Casa do Maranhão (Praia Grande). A instalação estará disponível para visita a partir das 14h30.
Além de São Luís, no dia 1º de junho acontecerá um intercâmbio com o grupo maranhense Xama Teatro e artistas locais, na sede do Xama Teatro – localizada na Rua das Esmeraldas Q.01, Quintas do Sol, bairro Araçagi – São José de Ribamar -, das 19h30 às 21h30. No mesmo local, no dia 2 de junho, será realizada a oficina “O ator inventivo”, das 15h às 19h. Todas as atividades são gratuitas.
O projeto é uma realização do Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar e Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com Patrocínio da Petrobras, foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.
“Nossa parceria objetiva fortalecer ações desta manifestação muito significativa, que é o teatro, e desta maneira estamos valorizando o cenário cênico da cidade. Nós enquanto poder público entendemos que todas as formas de arte devem ser incentivadas e este espetáculo vai permitir também o intercâmbio de artistas nacionais e locais, uma oportunidade ímpar para nossos fazedores de cultura”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
“Automákina – Universo Deslizante” é um espetáculo que trata sobre a arte da sobrevivência com uma linguagem que mescla teatro de bonecos, técnicas circenses e a poética do teatro de rua. Seu cenário móvel, a ‘automákina’ é resultado de uma pesquisa na qual o grupo se propõe a levar para rua um aparato cênico ímpar em qualidade visual e sonora. Uma máquina gigante medindo sete metros de comprimento, por oito metros de altura, potencializando a dramaticidade do espetáculo.
A música, criada exclusivamente para a montagem, complementa o aparato cênico e a atuação de Luciano Wieser, o ator que comanda a ‘automákina’. Executada ao vivo com efeitos de som mecânico e com instrumentos musicais construídos pelo grupo, a música enriquece e ilumina a cena. O trabalho do ator e sua relação com os bonecos, com o cenário móvel, com a música e os instrumentos, além da relação com o público determinam o desenvolvimento de uma dramaturgia dinâmica e de grande impacto sobre as pessoas.
O espetáculo/instalação é um processo que demora nove horas pois começa com a montagem e encerra com a apresentação. A montagem e a desmontagem são abertas à comunidade, tornando todo o trabalho parte de um todo. “Automákina – Universo Deslizante” foi feito para ganhar as ruas e chegar aos espaços inusitados e apresentar o mundo do Duque de Hosain’g ao público: um mundo portátil, pessoal e impenetrável.
Com um trabalho continuado em artes cênicas desde 1988, o grupo de teatro De Pernas Pro Ar desenvolve seus trabalhos na sua sede batizada Inventário – Espaço criativo, na cidade de Canoas/RS. Conquistou vários prêmios do governo federal e tem circulado pelos principais festivais de teatro do país. Em 2015 circulou pelo Sesc Palco Giratório em 24 estados e é um dos grupos artísticos de referência do seu estado.
Seus espetáculos propõem novas formas de se comunicar com o espaço urbano e com o público, utilizando uma linguagem característica, que borra as fronteiras da arte, fazendo uma compilação entre o trabalho do ator, o teatro de animação, o circo, a música e as artes visuais, num processo que se caracterizou pela forma simples, simbólica e poética de se comunicar.
As marcas fundamentais do grupo vêm pela opção ao espaço da rua, com grandes cenografias e maquinarias de cena, verdadeiras engenharias de engenhocas, além de figurinos excêntricos, instrumentos musicais e bonecos com mecanismos de manipulação inusitados que dialogam com o trabalho multifacetado do ator, provocando uma dramaturgia peculiar, sem fala, propondo espetáculos com experimentos curiosos e instigantes.
Luciano Wieser e Raquel Durigon são fundadores do grupo que se caracteriza pela estrutura familiar, muito comum nos universos circenses e bonequeiros, onde os pais passam para outras gerações o seu amor à arte. O grupo mantém seus espetáculos em repertório, além de um acervo de cenários móvel e mais de 50 bonecos únicos, valorizando a sua produção artística e se estabelecendo como referência e memória para sua cidade no Rio Grande do Sul.
Ficha técnica:
Ator/criador e coordenação geral: Luciano Wieser / Direção do espetáculo: Jacksom Zambelli / Produção executiva, coordenação pedagógica, figurinos e maquiagem: Raquel Durigon /
Equipe de montagem e monitoria:
Arthur Fernandes Cortes, Jonatan Ortiz Borges, Tayhú D. Wieser, Denisson Gargione e Raquel Durigon / Técnico de som e arte gráfica: Tayhú D. Wieser / Assessoria técnica de luz e som: Txai D. Wieser/ Audiovisual: Henrique de Oliveira e Tayhú D. Wieser/ Música original: Jackson Zambelli e Claudio Veiga/ Músicos executores da trilha: Claudio Veiga, Luciano Wieser e Sergio Olivé / Narrador de áudio descrição: Jonatan Ortiz Borges/ Produção local: Rafael Magalhães, Marcia Mascarenhas, Wagner Heiniker / Intercabio: Xama teatro, Oco teatro, Teatro Popular de Ilheus e Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar / Espetáculo: Adulto. Faixa etária: Livre / Gênero: Teatro de Rua – Teatro máquina / Tempo total: aproximadamente 9h.
Cronograma das atividades:
São Luís
31 de maio – Instalação e espetáculo Automákina
Praça da Praia Grande / Praça da Casa do Maranhão, Praia Grande. Centro histórico, São Luis
Horário do espetáculo: 19h30
Horário da instalação: A partir das 14h30
1º de junho – Intercâmbio com o Grupo Xama e artistas locais
Sede do grupo Xama teatro – Rua das Esmeraldas q.01. Quintas do Sol. AraçagI. São José de Ribamar, Maranhão. Das 19h30 às 21h30
2 de junho – Oficina O Ator Inventivo
Sede do grupo Xama teatro – Rua das Esmeraldas q.01. Quintas do Sol, Araçagy. São José de Ribamar. Das 15h às 19h. Informações e inscrições: wagnerheineck@gmail.com
Inscrições oficinas: https://goo.gl/forms/
BNC Cultura