FSM 2023 começa nesta segunda (23) com cerca de 1,5 mil inscritos

PORTO ALEGRE – Depois de um período marcado por ataques a democracia e às eleições, o Fórum Social Mundial volta ao seu local de origem, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS), onde foi realizado pela primeira vez em 2001.

Sob o tema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta – Outro Mundo É Possível”, o evento que começa hoje (23) e vai até sábado (28), já reúne mais de 150 atividades entre debates sociais, políticos e culturais. Com um formato mais enxuto, o FSM 2023 concentra a maior parte de suas atividades na Assembleia Legislativa do Estado e serve de contraponto ao Fórum Econômico Mundial – evento que reuniu líderes de empresas e países em Davos, na Suíça.

A edição 2023 é realizado pelas centrais sindicais e movimentos populares do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Confira a programação completa do FSM aqui.

Marcha do FSM

Na quarta-feira (25), às 17 horas, acontece a tradicional “Marcha do FSM” com concentração no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, de onde seguirá até a Praça da Matriz, onde será encerrada com um ato Político-Cultural. A caminhada terá a participação de centrais sindicais, movimentos populares e partidos políticos.

“Com a vitória da democracia em outubro de 2022, o Brasil abriu uma janela de oportunidade para si e para o mundo na luta contra o fascismo, o racismo, o patriarcado e as desigualdades”, destacam os organizadores do FSM ao fazer a convocação para a edição de 2023.

Segundo a organização, a edição deste ano marca uma “mudança de rumos no maior país da América Latina. Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é de resgate de direitos, é em defesa do meio ambiente, mas só será concreta se houver organização e mobilização da sociedade”.

Presença feminina

A presença das mulheres no Fórum Social Mundial é sempre marcante. Isso porque o FSM é um espaço onde mulheres de todo o mundo podem tecer suas alianças e ideias e também agir, no sentido de marcar sua contribuição para uma forma democratizada da política.

A presente edição conta, além de uma vasta programação realizada em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM/RS) com a presença de nomes importantes na luta das mulheres, como o da ex-deputada federal Manuela D’Ávila, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e as deputadas federal Daiana Santos e estadual, Bruna Rodrigues, ambas do PCdoB.

23 de janeiro – segunda-feira

19h – “Convergência: A luta dos Povos no contexto de um mundo multipolar” no Auditório Dante Barone com UBM e diversas parcerias com Bruna Rodrigues

24 de janeiro – terça-feira

9h – “Hortas e cozinhas comunitárias: lugares de encontros” – na Escola Morro da Cruz com a associação de mulheres Maria da Glória de outras parcerias com Ângela Comunal.

14h – “A trajetória de advocacy internacional no efetivo combate à violência contra mulheres/mães no Brasil e a transversalidade das violações de direitos humanos de grupos vulneráveis as margens das políticas públicas existentes” – Plenarinho da AL/RS com o coletivo de proteção à infância Voz Materna e outras parcerias

14h – Roda de diálogo: “Sem comunicação democrática não existe democracia de verdade” – Auditório do SindBancários com UBM e parcerias

14h30 – “O papel das mulheres trabalhadoras nas lutas feministas por direitos no Fórum Democrático” no Auditório Dante Barone com Abigail Pereira e Secretaria da Mulher Trabalhadora da UBM/RS

19h – “Convergência: o novo Brasil que queremos construir” no Auditório Dante Barone com UBM e parcerias com Daiana dos Santos

25 de janeiro – quarta-feira

9h – “Sindicalismo, trabalho decente é trabalho igual, salário igual” no Auditório Dante Barone com Abigail Pereira

14h – “Combinaram de nos matar, nós combinamos de não morrer: o Brasil chega ao parlamento” no Plenarinho da AL/RS com a deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS) e Bruna Rodrigues

17h – Marcha de Abertura: “Pela democracia, direito dos povos e do planeta” – Concentração no Largo Glênio Peres

26 de janeiro – quinta-feira

9h – “Luta antirracista, popular e periférica” no Auditório Dante Barone. Com Unegro e parcerias

13h30 – “Direito à educação, saúde, cultura, proteção e a cidade” no Auditório Dante Barone

19h – “Fortalecer a terra, alimentar o Brasil” no Auditório Dante Barone com

intervenção de lançamento da frente ECOFeminista da UBM com Jéssica Cici

20h – “Samba da Esperança” – Parque Gigante – Avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/n – Praia de Belas

27 de janeiro – sexta-feira

9h – “Por um Brasil feminista e antirracista” no Auditório Dante Barone – Com Laudjane Domingos, presidenta da UBM/PE; Karine Vicente, advogada e militante do col. feminista “Ana Montenegro” RS/PCB;  Suelen Gonçalves, socióloga e Manuela D’Ávila, ex-deputada federal, jornalista e escritora. Mediação: Fabi Dutra (UBM) e Any Moraes, militante da Marcha Mundial das Mulheres. Participarão ainda: Daiana Santos, deputada federal; Bruna Rodrigues, deputada estadual (PCdoB/RS); Liége Rocha (FDIM); Vitória Bernardes (CNS); Bruna Brelaz, presidenta da UNE; Niara Dy Luz (UJS), Helena Meirelles (coletivo Quilombelas)

14h – “Democracia participativa e controle social” no Auditório Dante Barone

17h – “Construindo o 8 de Março unificado” – Reunião do Fórum Estadual de Mulheres na FECOSUL, Rua Andradas, 943 – 7º andar

28 de janeiro – Sábado

14h – Plenária do Fórum de Mulheres do Hip Hop na Assembleia Legislativa

18h – “Pessoas Trans existem e são valiosas Silvio Almeida mas, e agora?” roda de conversa sobre visibilidade, respeito, direitos e políticas públicas no Brita Bar – Centro Histórico de Porto Alegre

Participação de ministros do governo Lula

O FSM também contará com a presença de ministros e secretários do governo federal. Na terça-feira (24), às 19h, de convergência “O novo Brasil que queremos construir”, no Auditório Dante Barone. Na quarta (25), às 14h, o secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho, estará na mesa “Economia Solidária, Tecendo Redes, Transformando Realidades, Reconstruindo o Brasil”, no Auditório Dante Barone.

Já na quinta-feira (26), às 16h, o Conselho Nacional de Saúde traz a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para a sua reunião no Plenarinho da ALRS. E às 19h, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estará na mesa “Fortalecer a terra, alimentar o Brasil.” Na sexta-feira (27), às 14h, o secretário-geral da Presidência, Márcio Macedo, participa da mesa “Democracia Participativa e Controle Social”, também no Dante Barone.

Economia Solidária

Durante a semana de realização do FSM, a economia solidária também estará em destaque. Além do debate “Tecendo redes, transformando realidades e reconstruindo o Brasil”, com a participação de Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Solidária, Joaquim Mello, Rede Nacional de Bancos Comunitários, Alvir Longhi, cadeia das Frutas Nativas, e Itanajara Almeida, representante da rede Ubuntu, a Economia Solidária também promove uma feira para 120 expositores coletivos na Praça XV no centro de Porto Alegre, entre os dias 23 a 28 de janeiro.

Para mais informações, acesse: https://www.fsm.org.br/

BNC Brasil

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x