EM CENA: UFMA leva linguagem do cinema para 120 alunos da U.I. Barbosa de Godóis

GRANDE ILHA – Gerações de estudantes da Unidade Integrada Barbosa de Godóis, no Monte Castelo, em São Luís/MA, referenciaram a escola pelo sucesso nacional no handebol. Nessa segunda-feira (16), 120 alunos da unidade conhecerão a linguagem cinematográfica e terão em suas mãos a oportunidade de produzirem filmes. A ação formativa acontecerá pela manhã, no Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA.

A ação integra o ‘Cinema em Todo Lugar’, projeto da Universidade Federal do Maranhão, via Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), em parceria com o Governo do Maranhão (Seduc). Realizado desde 2014, o projeto visar ampliar o circuito de exibição de filmes não comerciais de cinema no Estado, com a estratégia de levar a sala de cinema às escolas e as escolas para espaços culturais promotores de eventos cinematográficos. Para saber mais sobre essa ação acesse: www.cultura.ufma.br ou ligue 98 3272 9635.

Segundo a diretora do Dac, Fernanda Santos Pinheiro, coordenadora geral do projeto, “a função social e pedagógica do audiovisual vai além da projeção. Promove  atividades para inserir a formação da linguagem audiovisual no sistema regular de ensino”, disse a coordenadora. Em sua quarta edição, o ‘Cinema em Todo Lugar’ contará com o trabalho conjunto das educadoras Ione Coelho e Luciana Alves, da equipe da Seduc.

Nessa segunda-feira, os alunos participarão de uma roda de conversa sobre a linguagem do cinema e das oficinas de ‘pixilation’ e‘flipbook’, onde os filmes serão produzidos e sonorizados. Neste ano, estão previstas até dezembro a realização de seis ações formativas do Projeto. Cada ação terá dois facilitadores, um especialista sobre o tema do filme e um cineasta convidado. Nessa primeira edição a cineasta convidada é Ana Carolina Sousa, formada pela Escola de Cinema do Maranhão, com especialização em direção e roteiro.

BNC Cultural

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x