ELEIÇÃO NA UFMA Leonardo Soares: a força jovem que contagia e conquista apoio de várias correntes para vice-reitor

SÃO LUIS – À medida que se aproxima a definição sobre a data da consulta prévia para a escolha de reitor e vice-reitor da UFMA, cresce a movimentação da comunidade universitária em torno dos nomes que reúnem maiores chances de obter a vitória nas urnas.

Por um lado, o pró-reitor Fernando Carvalho, escolhido por Natalino Salgado como o preferido para sucedê-lo no cargo, vai se consolidando como o favorito para vencer a disputa. Carvalho fez um grande trabalho à frente da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação, e Internacionalização, exibe resultados robustos e transita com desenvoltura, conquistando aliados em todas às áreas graças ao prestígio do reitor, que encerra o seu terceiro mandando em novembro com alto índice de aprovação. Com uma gestão eficiente que modernizou a UFMA, Salgado alçou a instituição a um patamar de destaque no cenário nacional e contabiliza grandes conquistas que o consagram como o reitor que mais trabalhou pela Universidade.

Os nomes anunciados até agora para enfrentar o super pró-reitor da UFMA – Luciano Façanha, Isabel Ibarra e Wener Santos – brigam entre si pelos votos da oposição a Salgado, devem fazer barulho, mas não a ponto de atropelar Carvalho.

Por outro lado, ganha contornos cada vez mais surpreendentes a disputa pela vaga de vice-reitor. E um nome que tem empolgado estudantes, professores e técnicos é o de Leonardo Soares, pró-reitor de Assistência Estudantil.

Dono de um currículo invejável, apesar da pouca idade – tem 38 anos – ele mostrou talento e arrojada capacidade de gestão ao conduzir com maestria uma das áreas mais difíceis da UFMA. Leonardo é Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Pós Doutor em Planejamento Ambiental.

Carismático e conciliador , circula com facilidade por várias correntes ideológicas da Academia e sua candidatura surgiu por um desejo coletivo dos vários segmentos da UFMA e de colegas do Departamento de Oceanografia e Liminologia, do qual é o destacado professor e pesquisador. No seu Departamento, houve unanimidade no apoio ao seu nome, com assinatura de manifesto de todos os professores e técnicos, além de uma centena de estudantes.

No comando da Pró-reitoria de Assistência Estudantil, Leonardo se projetou como um gestor atuante e com grande capacidade de diálogo e liderança.
Coube a ele coordenar projetos estruturantes, como a inclusão digital dos estudantes em vulnerabilidade sócio-econômica no período da pandemia.

Além de suas habilidades como gestor, é um docente conhecido no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão na universidade.
Recentemente fundou a Rede Água e coordenou uma importante audiência pública na Câmara de Vereadores de São Luís que debateu o desenvolvimento costeiro e portuário da cidade.

É professor de três programas de pós-graduação, coordena projetos de pesquisa de ponta e orienta trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

O reconhecimento de Leonardo Soares como liderança na UFMA já ultrapassou os muros do câmpus. No final de 2022, ele foi agraciado com a medalha “Simão Estácio da Silveira” por sua atuação na formação de recursos humanos na área ambiental.

Natalino Salgado apostou em Leonardo Soares no ano de 2019, quando fez dele o mais jovem pró-reitor da história da UFMA. Agora, Leonardo figura como um dos favoritos no pleito ao cargo de vice-reitor da UFMA.

BNC Educação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x