Educadores recebem formação para uso de novas tecnologias em sala de aula

GRANDE ILHA – Noventa e seis educadores, entre eles, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de Educação, participaram do terceiro módulos da formação “Design Thinking”, na U.E.B. Luís Viana, bairro Alemanha. O curso, que é divido em quatro módulos, faz parte do projeto Educonexão que promove o uso das novas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, fruto da parceria entre Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a empresa Net Claro Embratel e o Instituto Crescer.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressalta que o Educonexão é um projeto piloto em São Luís e destaca a responsabilidade social da parceria. “Esta parceria irá colaborar com a evolução dos educadores e estudantes da rede pública, principalmente com a qualificação dos professores que será essencial para orientar o uso correto das ferramentas tecnológicas para a modernização da rede de ensino”, declarou o titular da Semed.

O curso foi ministrado nesta terça (7) e quarta-feira (8), pela formadora do Instituto Crescer, Mariana Clini Diana, que reforça a reflexão de como repensar a educação e utilizar a tecnologia a favor do aprendizado. “Como o mundo e a tecnologia estão mudando muito rápido, as crianças estão muito mais conectadas que antes. Professores precisam preparar os estudantes e não basta só aprender a mexer no computador, mas repensar a educação. Cada módulo aborda uma nova metodologia e ferramentas de tecnologias diferentes”, explicou a formadora.

A coordenadora pedagógica Solange Castro Cordeiro, comenta que a novidade estimula os profissionais. “Nos dias de hoje não podemos deixar de usar as tecnologias. A formação está nos ofertando novas ferramentas tecnológicas para o ensino, que irá fornecer mais dinamismo na sala de aula. A formação é um diferencial e nós, educadores, devemos estar em constante atualização”, pontuou Solange Cordeiro.

Design Thinking
O Design Thinking ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de melhor qualidade. É uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e pensar projetos baseada no processo cognitivo que os designers usam.

Educonexão
As escolas contempladas receberão cabeamento para 47 pontos de TV e Internet pelo período de um ano com possibilidade de renovação por mais um ano. Os serviços serão instalados conforme viabilidade técnica de cada endereço. No fim da formação, professores e coordenadores pedagógicos receberão certificados emitidos pelo Instituo Crescer em parceria com o Instituto Net, Claro Embratel e com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto foi lançado no mês de agosto, no auditório do Sebrae, Jaracati.

BNC Cidades

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x