“É a minha realização profissional”, dizem nomeados aprovados em concurso da Emserh

GRANDE ILHA – Na noite dessa segunda-feira (2), 319 candidatos aprovados no último concurso da Saúde foram empossados pelo Governo do Estado e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

A cerimônia de posse foi realizada no Teatro Arthur Azevedo e, além dos aprovados, amigos e familiares também participaram da solenidade marcada pela alegria e satisfação dos novos empregados públicos estaduais.

A também enfermeira Naira Sousa Araújo também não escondia a felicidade pelo cargo conquistado. Além da realização profissional, ela disse se sentir feliz por participar do momento histórico.

“A gente almeja muito um concurso público e por isso essa nomeação é minha realização profissional. Além disso, sinto também que estou fazendo história; há muito tempo não tinha concurso para a Saúde no Maranhão e quando teve eu passei”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Lula, foram cerca de 25 anos sem a contratação de profissionais via concurso público.

“A forma de acesso ao sistema de saúde se dava infelizmente por razões outras que não eram por mérito. O governo Flávio Dino permite que as pessoas tenham condições de ingressar no sistema de saúde sem padrinhos, fazer carreira e seguir adiante”, comentou o secretário.

Empresa pública que foi estruturada a partir de 2015, a Emserh atualmente administra 70% da rede de saúde estadual. Antes eram apenas sete hospitais geridos pela iniciativa pública, agora são 44 unidades.

O presidente da empresa, Wanderley Ramos, também destacou que a nomeação dos profissionais representa a confirmação do compromisso do Governo do Estado com a gestão dos recursos públicos e a oferta de melhores serviços.

“É um momento histórico, que reflete a intenção do Governo em priorizar a política pública de saúde e a reestruturação da carreira dos profissionais de saúde do estado”, comentou.

Ele também falou das futuras nomeações: “Foram mil vagas e, como o Governo busca a ampliação dos serviços, com certeza chamaremos além dos mil profissionais aprovados em concurso”, completou o presidente.

Concurso 

Os empossados nessa terça-feira foram selecionados em concurso que recebeu 44.371 inscrições para preenchimento de mil vagas para o quadro efetivo da Emserh. As provas foram aplicadas em 18 de fevereiro deste ano. O número total de candidatos presentes foi 38.084 e 14,21% dos candidatos não compareceram.

As vagas totais no concurso estão divididas em 28 cargos nas áreas médica, assistencial e administrativa, totalizando 1.000 vagas. Os salários variam de R$ 1.000 até R$ 7.425,31.

BNC Cidades

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x