Comunidades indígenas agradecem a Roberto Rocha por habitações viabilizadas por ação parlamentar

BARRA DO CORDA – Mais de cem comunidades indígenas dos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras receberam, nesta sexta-feira, 06, as chaves de suas casas, construídas pelo programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida- PNHR e viabilizadas por meio de ação política do senador Roberto Rocha junto ao Ministério das Cidades.

No total, foram 885 casas populares entregues às comunidades indígenas Guajajara de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras. Nessa primeira etapa, cerca de 103 aldeias indígenas dos dois municípios foram beneficiadas com as unidades habitacionais. No local, além das casas, também foi garantida toda a infraestrutura para escolas, estradas, entre outros aparelhamentos públicos para beneficiar e dar mais qualidade de vida às famílias das aldeias contempladas.

A solenidade de entrega aconteceu às 11h, na aldeia Cacimba Velha em Jenipapo dos Vieiras reuniu a população indígena e lideranças políticas dos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras. Representando o senador Roberto Rocha, o presidente do Partido da Social Democracia (PSDB) de São Luís, Roberto Rocha Júnior enfatizou o empenho das lideranças e representantes para que as comunidades recebessem as habitações, mas, também a capacidade das comunidades indígenas de superar seus próprios obstáculos.  

“Não posso deixar de registrar os vários esforços de pessoas como a vereadora Eliza de Oliveira, políticos locais, lideranças, até mesmo a equipe de engenharia, para que essas casas chegassem às mãos das comunidades, até que conseguissem chegar ao senador Roberto Rocha e serem prontamente atendidos.  Antes de tudo, somos pessoas que merecem viver com dignidade, com o olhar caridoso de seus representantes. E foi isso que nós vimos: um povo batalhador, aguerrido, mas que ainda tem muitas dificuldades, mas também tem sonhos, por isso foi atrás da oportunidade, buscou suas lideranças e representantes, por isso, agora, está morando com dignidade”.  

A situação das moradias dos indígenas, antes das casas, era péssima. Eram casebres de taipa e barro. Ainda assim, mais de 3 mil indígenas de Jenipapo dos Vieiras ainda moram em casas de taipa e cobertas de palha. Com essas habitações, o senador Roberto Rocha começou a mudar essa triste realidade.

Em vídeo, o cacique Sabino Mateus de Oliveira, da aldeia Cacimba Velha, se disse surpreso com a aquisição das casas: “Eu não esperava, todas as aldeias precisam, por isso eu gostaria de agradecer o senador, que ajudou muito, a gente precisava demais desse projeto”, afirmou.

Já o índio Ribamar Filho Guajajara, relatou as condições anteriores de sua moradia, e se declarou muito feliz com a nova habitação: “Há muito tempo que eu sou morador da Cacimba Velha, desde menino. Nós já tivemos muito sofrimento. Minha situação era muito ruim, complicada, minha moradia era tão ruim, era uma casinha em que eu morava nesta mesma rua. Quando recebi essa casa fiquei muito feliz”, declarou.  

BNC Política

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x