Comissão de Ética Médica do HU-UFMA para o triênio 2018/2020 é empossada

GRANDE ILHA – Nesta quinta-feira, 25, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) foi palco da solenidade de posse dos seis membros que comporão a Comissão de Ética Médica do HU-UFMA no triênio 2018/2020. A posse foi realizada no auditório da Unidade Presidente Dutra, com a presença da governança do hospital, representantes do Conselho Regional de Medicina e demais chefes de serviço durante a reunião mensal de chefes e líderes.

A Comissão tem funções sindicantes, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina em sua área de abrangência. Constituem, por delegação do Conselho Regional de Medicina (CRM), uma atividade das Instituições Médicas, estando a ele vinculadas. São extensões dos Conselhos Regionais nas instituições de saúde, sendo constituídas por profissionais pertencentes ao quadro e que estão intimamente familiarizados com os problemas, podendo atuar preventivamente na promoção de melhorias.

Seguindo o que decreta a resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.657 de 2002, todos os membros foram chamados a frente para receberam o termo de posse e posteriormente o primeiro secretário do CRM-MA, Antônio de Pádua Silva Sousa (representando o presidente do Conselho), declarou empossada a Comissão de Ética Médica do HU-UFMA. Os membros titulares são Waston Gonçalves Ribeiro, Artur Serra Neto, Érica Krogh, tendo como suplentes Janne Eyre Fernandes Brito da Costa, Sebastião Barreto Brito Filho e Sara Roberta Rodrigues Coutinho Braga de Oliveira. A definição dos membros titulares e suplentes é feita por meio da colocação na votação.

O superintendente em exercício do HU-UFMA, Eurico Santos Neto, destacou que o hospital está à disposição para oferecer todas as condições necessárias à equipe para desenvolver um bom trabalho. “O HU-UFMA tem um compromisso com a excelência dos serviços oferecidos. Reforço, portanto, os nossos parabéns aos eleitos. Estamos prontos para oferecer o apoio necessário para que a Comissão possa atuar de forma firme, o que refletirá na melhoria das práticas”.

Representando os membros da Comissão, Artur Serra Neto agradeceu os votos recebidos e se disse honrado em poder participar de uma Comissão tão importante. “Será uma comissão que irá atuar de forma independente, pautada sempre na responsabilidade, na ética, na moral e no respeito. Isso é fundamental”.  

A chefe da Divisão Médica do HU-UFMA, Márcia Sousa, destaca os desafios da nova gestão e a importância de uma atuação eficaz dentro da instituição. “A comissão de ética atua de forma independente no hospital, uma vez que é o braço do Conselho Regional de Medicina aqui dentro. Fiscaliza a atividade médica, resolve as demandas no que tange a infração do código de ética médica, assim como, orienta os médicos quanto as suas reclamações relacionadas às condições de trabalho e fatos afins. O que desejamos é que a nova gestão seja muito atuante, alcançando grandes conquistas ao longo do mandato. ”

O primeiro secretário do CRM-MA, Antônio de Pádua Silva Sousa, falou sobre o papel das Comissões de Ética Médica Hospitalares. “Elas exercem suas atividades chamando o profissional dentro da instituição para a sua responsabilidade, seja por meio da orientação, da fiscalização e da formação de novas consciências médicas. O HU para além de ser um centro de excelência na assistência, também tem o compromisso de formar novos profissionais em vários níveis da graduação e isso gera também um encadeamento de responsabilidades que refletem no exercício da profissão”.

A votação para a escolha dos membros foi realizada no dia 18 de dezembro, com urnas instaladas nas recepções das Unidades Materno Infantil e Presidente Dutra, com 15 médicos candidatos e a participação de 110 médicos votantes.

BNC Cidades

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x